Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Portugal ridicularizado por email da Polícia do Luxemburgo...


Um email de cariz neo-Nazi contra os portugueses radicados no Luxemburgo está a indignar a comunidade lusa e a causar incómodo no Governo daquele país, tendo em conta que o texto, claramente xenófobo, terá origem na direcção da Polícia luxemburguesa.

“Se quiserem viver uma experiência única preparem-se para uma aventura inimaginável: Partam ilegalmente para o Paquistão, Afeganistão, Iraque, Nigéria, Turquia ou Portugal (...) Acima de tudo conserve a sua identidade. Pendure uma bandeira do seu país na janela (...) Peça que a sua mulher (mesmo que tenha quatro) não seja obrigada a disfarçar-se de múmia nem usar burka.”

Estas são apenas algumas partes do extenso email difundido por elementos da Direcção-geral da Polícia do Grão-Ducado do Luxemburgo, contra a imagem dos portugueses residentes naquele Estado, e que levou já o Governo de Jean Claude Junker a instaurar um inquérito, devido não só à indignação generalizada da comunidade lusa, como de políticos luxemburgueses e portugueses.

Ao JN, Coimbra de Matos, presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, adiantou que a um já conhecido email neo-Nazi contra algumas comunidades islâmicas foi acrescentado o nome de Portugal em letras maiúsculas. Texto que começou a circular há vários meses entre os profissionais da Polícia. “Trata-se de uma acção muito grave porque parte de alguém que é pago pelo erário público. Além de estarem bem integrados, os portugueses são uma força motriz neste país”, frisou.

Após uma deputada do partido luxemburguês ‘Os Verdes’ ter interpelado o Executivo de Junker sobre o episódio, o eurodeputado do CDS-PP Diogo Feio questionou, ontem, quinta-feira, a Comissão Europeia sobre o envolvimento das autoridades policiais neste caso, alertando para as afirmações “grotescas” que está a deixar a comunidade lusa “particularmente alarmada”.

O deputado do PS, eleito pela Europa, Paulo Pisco, também fez chegar ao embaixador do Luxemburgo em Lisboa o repúdio pela situação. “É surpreendente que circule no seio da Polícia luxemburguesa este email contra uma comunidade muito importante, a todos os níveis. Sendo que representa 16% da população e está muito bem integrada”, disse, ao JN, o socialista.
Texto in JN online, 18-6-2010
Imagem de Maitê Proença in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.