Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 27 de junho de 2024

A origem da famosa BOLACHA MARIA



 

Em 1874, o segundo filho da Rainha Victória do Reino Unido, Príncipe Alfred, casou-se com a Grã-Duquesa Russa Maria Alexandrovna, filha do Czar Alexandre II.

Para comemorar a união do jovem casal, um padeiro inglês criou a Bolacha Maria, homenageando a noiva estrangeira do príncipe.
Posteriormente a bolacha acabou fazendo sucesso em outros países, como Portugal, México, Austrália, Brasil, Índia, África do Sul e Espanha.
Alfred e Maria receberam o título de Duque e Duquesa de Edimburgo e de Saxe Coburgo-Ghota, ficando casados por 26 anos, até a morte de Alfred em 1900.
Maria Alexandrovna, porém, odiou a Inglaterra, seus costumes, etiqueta e protocolo, tendo permanecido boa parte da vida no ducado alemão herdado por ela e pelo marido.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.