Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 23 de junho de 2024

As viagens em Boeing 707 na década de 70



 

Ah, as viagens em Boeing 707 na década de 70!

1) Viajar de avião era frequentemente um acontecimento social que exigia aos passageiros, senhoras em especial, "toilette" adequada.
Pilotos da TAP eram obrigados a usar fato e gravata quando viajavam como passageiros ou extra crew em 1ª Classe.
Antes de embarcarem, hospedeiras e comissários passavam por uma sala de briefing onde a respetiva apresentação era avaliada. Uniforme, maquilhagem, barba e cabelo tinham de estar a 100% caso contrário davam direito a não seguir viagem.

2) Bagageiras eram abertas e sem restrições. Ali se amontoava quase tudo. Por vezes lá caía um casaco ou uma carteira quando havia turbulência mas ninguém se queixava.

3) Cadeiras de passageiro tinham cinzeiros embutidos nos respetivos braços. Quando o comandante desligava o sinal de No Smoking a seguir à descolagem era uma correria para acender cigarros e acalmar os nervos. Em 1ª Classe TAP oferecia cigarrilhas junto com o serviço de digestivos a seguir às refeições.

(Texto de José Correia Guedes, in 'O Aviador')


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.