Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 23 de junho de 2024

PONTE SALAZAR


(Foto colorida por JHM)

Em 1876 o Eng.º Miguel Pais sugeriu a construção da Ponte sobre o Tejo numa ligação entre Lisboa e o Montijo.
Após isso foram pedidos estudos a vários engenheiros estrangeiros, sendo que cada um tinha opiniões diferentes.
Em 1888, o Eng.º Lye, um norte americano, propôs que esta ponte fosse construída entre o Centro de Lisboa (o Chiado) e Almada.
Um ano depois, os engenheiros franceses Seyrig e Bartissol propuseram que esta fosse construída entre a zona da Rocha do Conde de Óbidos e Almada.
Já em 1890, uma empresa alemã propôs que a ligação se fizesse entre a zona do Beato, em Lisboa e o Montijo, sendo que a opinião pública na época favorecia esta mesma ideia.
No entanto, a decisão do governo português não tomou essa direcção.





Em 1913, o governo recebeu uma proposta semelhante à feita pelos franceses em 1889.
E foi esta mesma proposta que foi levada ao Parlamento para ser discutida no ano de 1921, mas a decisão da construção foi novamente adiada.
Em 1929, foi feita uma solicitação ao então Ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, por parte do Eng.º António Belo, para a construção de uma ligação ferroviária entre a zona do Beato, em Lisboa, e o Montijo.
Perante esta situação, Duarte Pacheco decidiu, em 1933, nomear uma Comissão para que analisasse a proposta em causa e, com base nas conclusões desta Comissão, em 1934, ele próprio apresentou ao Parlamento uma proposta para a construção de uma ponte rodo-ferroviária sobre o Tejo.
No entanto, novamente, o Parlamento não aprovou a proposta pois ficou decidido dar-se primazia à construção da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, que viria a ser inaugurado em 1951.



Mas, a questão do trânsito rodoviário e ferroviário entre Lisboa e a margem sul do Tejo continuava por solucionar e por isso, em 1953, o Governo português decidiu criar uma comissão que iria estudar e apresentar soluções para esse problema.
Assim, em 1958, mais de oitenta anos após a primeira ideia de construção de uma ponte que ligasse Lisboa à margem Sul, os governantes portugueses decidiram oficialmente iniciar a construção da Ponte, sendo que apenas a 5 de Novembro de 1962 se iniciaram os trabalhos.
A construção da ponte durou 45 meses, sendo que a cerimónia de inauguração se realizou no dia 6 de Agosto de 1966, em Almada.
O seu custo foi de dois milhões e duzentos mil contos.
À data da sua construção, a Ponte Sobre o Tejo era a 5.ª maior ponte do mundo, sendo a maior ponte suspensa existente fora dos Estados Unidos da América.
Apesar de o nome legal do projeto ser Ponte Sobre o Tejo, na inauguração foi designada por Ponte Salazar, sendo que muitos desconheciam mesmo o seu nome oficial.
Após 25 de abril de 1974, deixou de ser Ponte Salazar e passou a ser Ponte 25 de Abril.




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"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.