Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 11 de abril de 2010

Corpo do Presidente Kaczynski já chegou a Varsóvia...

O caixão com o corpo de Lech Kaczynski, presidente da Polónia que morreu ontem, sábado, num acidente aéreo, na Rússia, chegou ao início da tarde a uma nação em choque. Veja as imagens (no final do texto) do aparelho que transportava o presidente polaco dois dias antes do acidente.





O presidente interino da Polónia, Bronislaw Komorowski, o primeiro-ministro Donald Tusk e o irmão gémeo de Kaczynski aguardaram a chegada do caixão coberto pela bandeira da Polónia, no aeroporto militar de Varsóvia.

Depois de uma curta cerimónia religiosa, o corpo foi escoltado até ao palácio presidencial, onde ficará em câmara ardente numa sala a que o público terá acesso.

Os corpos dos outras vítimas, incluindo diversas personalidades da elite polaca, foram transportados para Moscovo, onde se vai proceder à identificação dos cadáveres.

Os investigadores estão a analisar os registos de voo, mas a hipótese de falha técnica do aparelho já foi descartada.

De acordo com a agência Reuters, milhões de pessoas em luto encheram as igrejas do país neste domingo, para prestar homenagem aos falecidos. A frente do palácio presidencial, em Varsóvia, é agora um enorme “santuário” de homenagem às vítimas do desastre aéreo.

A Polónia iniciou hoje uma semana de luto em memória das 97 vítimas do acidente aéreo do avião que transportava a comitiva presidencial até Katin, na Rússia, para uma homenagem a 20 mil cidadão polacos assassinados a mando de Estaline, durante a II Guerra Mundial.



Texto e vídeo in JN online, 11-4-2010

Foto in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.