Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Rio de Janeiro chora pelo menos 102 mortos...(vídeos)...





A cidade maravilhosa está irreconhecível, depois da chuva intensa que tem inundado o Rio de Janeiro nos últimos dias. Pelo menos 102 pessoas morreram, vítimas das cheias e dos deslizamentos de terras, e as autoridades estimam que, com a limpeza das favelas, o número de mortos aumente bastante.

A falta de electricidade nos bairros mais afastados do centro transformou a cidade num sítio escuro, e as ruas inundadas têm provocado sérias dificuldades aos cariocas nas deslocações pela cidade. As zonas oeste e norte do centro da capital cariosca, e a cidade de Niterói, na região metropolitana, são as mais atingidas, segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro.

O trânsito está caótico, a avenida que liga a Barra da Tijuca e a praia de Ipanema continua cortada e as autoridades municipais não têm mãos a medir para os pedidos de ajuda que chegam a cada minuto.

O presidente da câmara (prefeito) do Rio de Janeiro apelou à calma das populações, apesar de muitas das escolas do estado estarem encerradas.

As chuvas dos últimos dias são as piores dos últimos 40 anos no Rio de Janeiro, e a população já compara a situação à vivida no último inverno, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

A cidade de Niterói foi das mais afectadas pelas cheias e tem registo de 53 mortos, o que levou o prefeito a declarar uma semana de luto e o estado de emergência e toda a região.

Outro dos pontos mais afectados da cidade do Rio foi o norte, perto do estádio do Maracanã: as bilheteiras do estádio e as ruas circundantes estão cheias de lama e água.





in "i" online, 07-4-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 60 anos.