Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 10 de abril de 2010

Perfil de Lech Kaczynski, presidente da Polónia, falecido esta manhã em acidente de avião...

- Lech Kaczynski e a mulher, Maria, também falecida no acidente aéreo -



O presidente polaco, Lech Kaczynski, hoje, sábado, falecido num acidente de avião, estava à frente da Polónia desde Outubro de 2005 e fica conhecido pela oposição ao comunismo e defesa de um país baseado em valores conservadores católicos.

Lech Kaczynski nasceu em Varsóvia a 18 de Junho de 1949 e tem um irmão gémeo idêntico, Jaroslaw Kaczynski, que foi também primeiro-ministro polaco entre Junho de 2006 e Novembro de 2007.

Os gémeos Kaczynski estudaram direito na Universidade de Varsóvia, onde iniciaram a sua actividade política num grupo clandestino contra o regime comunista, em vigor então na Polónia.

O presidente polaco assistiu ao nascimento do Movimento Solidariedade, de Lech Walesa, em 1980, altura em que foi detido pela polícia política.

Por curiosidade, as autoridades não detiveram na altura o seu irmão por não acreditarem que existiam dois homens iguais de apelido Kaczynski, com a mesma data de nascimento.

Lech Walesa atribuiu-lhes cargos de destaque no primeiro governo pós-comunista, mas acabaram por perder a confiança deste líder polaco devido às suas posições radicais conservadoras.

Lech Kaczynski foi ministro da Justiça em 2000 e 2001, destacando-se pela luta contra a corrupção e o crime organizado, e, posteriormente, presidente da câmara de Varsóvia.

Em 2001 fundou com o seu irmão o Partido Lei e Justiça, de ideais conservadores católicos e anti-comunistas.

Foi eleito presidente da Polónia em 23 de Outubro de 2005 e nomeou como primeiro-ministro o seu irmão, em Junho de 2006, após a demissão do primeiro-ministro Kazimierz Marcinkiewicz.

Apesar de ser considerado um eurocéptico e de ter ameaçado não ratificar o Tratado de Lisboa, que permite o funcionamento da União Europeia alargada, Kaczynski acabou por promulgar o documento em 07 de Outubro de 2009.
in JN online, 10-4-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.