Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Indicadores que valem Ouro no número 2 do Largo do Rato...

PS venceu 4 das 6 eleições intercalares para Assembleias de Freguesia realizadas ontem, com maioria absoluta em 3.


Quatro das seis freguesias que realizaram ontem, domingo, eleições intercalares alcançaram maiorias absolutas - três para o PS e uma para o PSD.

Nas freguesias de Barrosa (concelho de Benavente, Santarém), de Mértola (Mértola, Beja) e de S. Pedro (Angra Do Heroísmo, Açores) venceram os socialistas com maioria absoluta, enquanto que em Salselas (Macedo de Cavaleiros, Bragança) a maioria absoluta foi para o PSD.

As eleições intercalares realizaram-se em seis freguesias porque nas autárquicas de 11 de Outubro nenhum candidato conseguiu maioria absoluta e, sem maioria, os vencedores não conseguiram chegar a acordo com os outros partidos sobre a composição dos executivos da Junta.

Em duas destas autarquias, os vencedores de domingo continuam a ter de negociar os elementos da junta com outros partidos: em Quiaios, na Figueira da Foz (Coimbra), venceu o PSD, mas sem maioria absoluta, uma situação idêntica à dos socialistas em Mosteirô, Santa Maria da Feira (Aveiro).

Em Barrosa, o PS, que já tinha vencido as eleições de Outubro sem maioria absoluta, reforçou os resultados e conquistou 64,1 por cento dos votos, elegendo cinco mandatos.

A derrotada foi a CDU, que geriu a freguesia ao longo de duas décadas, mas apenas obteve 26,3 por cento dos votos, tendo eleito dois mandatos.

Na freguesia de Salselas, apenas 300 eleitores foram às urnas para dar 63 por cento dos votos ao PSD, que também já tinha vencido nas últimas autárquicas, embora sem maioria.

Em S. Pedro (Angra), votaram 1028 dos 3447 inscritos, que deram a vitória ao PS com 575 votos (59,1 por cento), elegeram a coligação PSD/PP como segunda força, com 412 votos, e deram à CDU 26 votos.

Os socialistas venceram também com maioria absoluta as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Mértola (com 967 votos), conseguindo cinco mandatos, seguindo-se a CDU (750 votos), com quatro mandatos, e o Movimento Independente por Mértola (com 149 votos) e que perdeu para os socialistas o único mandato que tinha conseguido em Outubro.

O PSD venceu as intercalares de Quiaios, mas apenas conseguiu quatro mandatos, contra os três conseguidos pela lista independente onde se integrava o presidente da junta que se demitiu do cargo e os dois mandatos do PS.

Aquém dos resultados de Outubro ficou o PS em Mosteirô, apesar de ser o partido mais votado, com 453 votos (em Outubro tinha conseguido 497 votos). O PSD conseguiu 411 votos, o BE 120, o CDS 117 e a CDU 18.
in JN online, 19-4-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.