Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Este governo tem colhões babilónicos ou é só conversa?

.

Dr. Passos, V. não terá uma terceira chance

Passaram dois meses, mas já começo a ficar farto deste governo. Ainda não vimos cortes de despesa a sério. Existe um desejo de cortar, mas só isso. Bem sei que não está fácil, que a casa parecia um bordel socialista, etc. Donde a aceitação resignada do imposto extraordinário em Julho . Mas há limites. Na semana passada, a par do novo aumento de impostos, o ministro das finanças devia ter apresentado cortes concretos e brutais na despesa. Como Gaspar não fez isso, ficámos apenas com mais um aumento de impostos e, ai que bom, com umas entrevistas e declarações (Gaspar, Moedas e Passos) a colocar em cima da mesa o desejo de cortar historicamente na despesa. Pois, muito bem, meus caros Gaspar, Moedas e Passos: esse corte histórico na despesa tem mesmo de aparecer, porque V. Exas. não terão uma terceira chance. Se apresentarem mais aumentos de impostos sem uma redução pantagruélica da despesa, o caldo entornar-se-á, meus caros.

O momento chave será a apresentação do Orçamento de 2012. Até esse momento, este governo estará, no fundo, a gerir o caos herdado. Mas após a apresentação do OE 2012, as desculpas acabarão. A herança socrática continuará a pesar , mas todos os instrumentos já estarão na posse deste governo. Será nesse momento que veremos uma coisa: este governo tem cojones babilónicos ou é só conversa? Há coragem para cortar ou não? Este governo quer fazer história ou quer ser só mais um? Há 14 mil instituições atreladas ao Orçamento. 14 mil. Querem um desenho? O país vai perceber os cortes e o encerramento de milhares dessas instituições. Aumento de impostos sem o sacrifício desta galáxia estatal é que não é aceitável.

E, já agora, uma palavrinha especial sobre uma despesa especial: Dr. Passos, não se atreva a pagar tudo ao dr. Jorge Coelho & afins. Aquelas PPP têm de ser renegociadas em nome do interesse nacional . Se não se importa, meu caro, eu não quero ser um escravo fiscal das PPP de Sócrates & Lino. Por uma vez na vida, a Mota-Engil & afins têm de sentir o peso do Leviatã. Se pagar tudo ao dr. Coelho, V. Exa. passará a ser igual ao indivíduo que ocupou o seu lugar até Junho passado. Sabe o que isso significa? Que a malta vai deixar de ser bem-educada.


Imagem, subtítulo e texto in Expresso online, 16-8-2011
Título do post retirado do texto com tradução de Zorate


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.