Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Líbia: Kadafi ainda está na residência de Tripoli cercada por rebeldes


«O ex-líder da Líbia Muammar Kadafi ainda estará na residência em Bab Al-Aziziyah, Tripoli. O coronel Kadhafi "continua em Tripoli e está actualmente na residência em Bab Al-Aziziyah", disse um diplomata. Na capital Líbia, existem ainda "bolsas de resistência" fiéis a Kadafi que trocam tiros com os rebeldes.

Segundo a estação de televisão Al-Jazira, os rebeldes líbios, que ocupam a quase totalidade de Tripoli, continuam sem saber o paradeiro de Kadafi e adianta que ainda existem "bolsas de resistência" na capital, estimando que "entre 15 e 20%" da cidade continue sob controlo do regime.

Violentos combates estavam a ser travados hoje manhã em redor da residência do ex-líder líbio em Tripoli, depois de os rebeldes terem assumido no domingo o controlo de vários bairros da capital, observou um jornalista da AFP no local.

Vários combates estavam também a ser travados no sul da capital e cerca das 6:30 horas locais (5.30 horas em Portugal continental) eram ouvidos tiros junto ao hotel Rixos, onde está alojada a imprensa internacional, de acordo com o repórter da AFP em Tripoli.

Os rebeldes líbios assumiram, durante a noite, o controlo da Praça Verde em Trípoli e anunciaram a detenção de três filhos de Muammar Kadafi. Um deles é Seif al-Islam, acusado de crimes contra a humanidade e que será esta segunda-feira transferido para o Tribunal Penal Internacional, em Haia. A população saiu de imediato às ruas da capital e Benghazi para festejar. Combatentes fiéis ao regime despiram os uniformes e a abandonaram posições. O paradeiro do coronel líbio é desconhecido.

A detenção de Kadafi foi confirmada na televisão al-Arabia por um porta-voz do Tribunal Penal Internacional, que não adiantou pormenores nem revelou quem teria a custódia do líder líbio. A agência Reuters também difundiu a informação, mas pouco depois fez uma rectificação, dizendo que a detenção confirmada é de um dos filhos do coronel.

A captura de dois filhos do líder líbio, Seif al-Islam e Saadi, numa zona turística a oeste de Trípoli, foi anunciada por um dos porta-vozes da força rebelde, Aboubakr Traboulsi, na televisão al-Jazeera.

Posteriormente, o procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luis Moreno-Ocampo, confirmou a detenção de Seif al-Islam, que era o "braço direito" do regime e alvo de um mandado de prisão do TPI por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia. Será transferido, esta segunda-feira, para Haia, acrescentou. Também o filho mais velho de Kadafi, Mohamed, está sob custódia dos rebeldes depois de se ter rendido. "Estão em lugar seguro", disse um porta-voz dos rebeldes à televisão al-Jazeera, já de madrugada.

O anúncio da detenção dos filhos de Kadafi foi divulgado quando os rebeldes conquistavam Trípoli e a Praça Verde, local onde os partidários de Kadafi costumavam juntar-se para manifestar apoio ao coronel. Há indicação de que a guarda presidencial optou pela rendição. E a Internet foi restabelecida, seis meses depois do início da ofensiva contra o líder líbio.

"Regime está a colapsar"

Sinais de que a queda do regime é inevitável, aos quais se juntam as declarações da NATO. "O regime de Kadafi está claramente a colapsar", defendeu o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, em comunicado. "É tempo agora de criar uma nova Líbia, um Estado assente na liberdade, não sobre o medo, sobre a democracia, não sobre a ditadura, conforme a vontade de todos e não ao sabor do capricho de alguns", considerou.

O secretário-geral da NATO prometeu ainda ajudar os rebeldes na reconstrução de uma Líbia democrática, após cerca de 40 anos de ditadura de Kadafi. Já durante o dia, este era o desfecho previsto. "O que estamos prestes a assistir esta noite é o colapso do regime", disse a porta-voz da Aliança Atlântica, Oana Lungescu.

Kadafi não cede

Os rebeldes garantem que os combates só param assim que Kadafi renuncie ao poder. Mas o coronel líbio, cujo paradeiro é desconhecido, não cede. "Vida ou morte", declarou numa mensagem àudio difundida pela televisão, na qual voltou a pedir à população que salve a capital. "Receio que se não agirmos ele incendeiem Trípoli", disse. "Não haverá água, alimentos, electricidade ou liberdade", acrescentou.

O porta-voz do governo líbio, Moussa Ibrahim, anunciou que pelo menos 1667 pessoas morreram nas últimas 24 horas em Tripoli, com o início da ofensiva dos rebeldes sobre a capital. Defendeu ainda um cessar-fogo e garantiu a existência de milhares de combatentes dispostos a defender o regime.

A televisão líbia continuou a passar imagens gravadas de apoiantes de Kadafi. Mas as imagens em directo de Trípoli não deixam dúvidas: a população saiu à rua para festejar, disparando tiros para o ar e pisando fotografias de Kadafi. "Deus é grande", "Liberdade, liberdade" e "Kadafi caiu" grita a multidão em euforia.

Fim de seis meses de ofensiva

A "conquista" de Trípoli pelos rebeldes aconteceu depois do lançamento de uma acção que estava a ser planeada há meses e que juntou os rebeldes líbios - os que combatem abertamente no terreno e os que actuam em segredo na capital. A oposição juntou os seus esforços aos de diversos imãs islâmicos que, aos altifalantes das mesquitas, incitaram o povo líbio a sair à rua para se revoltar contra o regime.

A denominada "Operação Sereia" arrancou no sábado à noite e teve um dos pontos altos, domingo, com o bombardeamento, por parte dos aviões da NATO, do quartel-general de Kadafi e do aeroporto de Maitika. Os rebeldes conseguiram ultrapassar as defesas montadas pelo regime nos limites exteriores de Trípoli e avançaram em carrinhas e camiões em direcção à capital, iniciando o assalto final ao reduto de Kadafi, seis meses após o início da ofensiva.»

in JN online, 22-8-2011

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.