Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Líbia: Kadhafi sem saída possível


«O chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, afirmou esta segunda-feira que o líder líbio Muammar Kadhafi "não tem saída possível" e o seu regime de 42 anos "acabou".

 
"O regime agora tem os seus dias contados", declarou Alain Juppé numa conferência de imprensa em Paris, reagindo à entrada das forças rebeldes líbias na capital do país, Tripoli, no domingo à noite.

"Não temos nenhuma certeza sobre a condição física, digamos, do coronel Kadhafi", afirmou também o ministro dos Negócios Estrangeiros francês na sua breve intervenção.

Alain Juppé salientou que "a França e a Grã-Bretanha foram determinantes" no sucesso da rebelião líbia e recordou "a determinação e o discernimento" da aliança que, desde Março, decidiu apoiar o levantamento armado no leste do país.  

O ministro francês sublinhou a propósito que "alguns acham que seis meses foi muito tempo e falavam de arrastamento do conflito", mas que a vitória dos rebeldes foi rápida.

"Agora, o futuro da Líbia pertence aos líbios, e apenas a eles, mas a comunidade internacional precisa de acompanhar e ajudar o Conselho Nacional de Transição" (CNT), afirmou Alain Juppé.

O chefe da diplomacia francesa frisou também que a França foi o primeiro país "a reconhecer a legitimidade do CNT" e da causa dos rebeldes líbios.

A França pretende a convocação de uma reunião de emergência do grupo de contacto para a Líbia, na próxima semana.

"Hoje mesmo, o Presidente da República falará com o líder do CNT, Mohammed Djibril, que esperamos em Paris nos próximos dias", anunciou ainda Alain Juppé.

O ministro assinalou que os combates prosseguem ainda em Tripoli, mas que "o CNT controla o essencial da capital e as cidades próximas".»

in CM online, 22-8-2011

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.