Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Líbia: Rebeldes querem capturar Kadhafi com vida


«A batalha está complicada em Tripoli, com duros combates sobretudo na zona junto ao palácio presidencial, mas líder dos rebeldes afirma que quer capturar Kadhafi com vida.

Embora não se saiba ainda do paradeiro do líder líbio, Mustafa Abdeljalil, líder do Conselho Nacional de Transição, afirma que "apesar de não se ter assegurado ainda o controlo total da cidade, sobram apenas algumas zonas cercadas (como o palácio presidencial). As forças rebeldes não sabem se o líder líbio "estará lá", mas Mustafá Jalil já advertiu os seus compatriotas para a necessidade de se "capturar Kadhafi com vida de forma a poder ter um julgamento justo".

A batalha está complicada em Tripoli, com duros combates nas ruas que agora se resumem, praticamente, à zona junto ao palácio presidencial onde resistem ainda as últimas forças leais ao regime. As forças rebeldes entraram em Tripoli e controlam praticamente 95% da capital do país, mas a batalha final pela queda do regime ainda não está ganha. Segundo avança o "El Pais", prosseguem violentos combates, "casa a casa", em diversos bairros da cidade, entre forças rebeldes e apoiantes de Kadhafi.

O jornal "El Mundo" adianta ainda que as forças leais ao líder líbio dispuseram vários blindados em redor do palácio presidencial e estão a resistir violentamente aos ataques dos rebeldes, não estando a situação controlada pelos opositores ao regime.

Um porta-voz dos rebeldes revelou que o maior problema para as suas forças estão a ser os francoatiradores, leais a Kadhafi, que estão colocados em vários edifícios da capital e disparam "sobre tudo o que se move nas ruas".

A cadeia de televisão "Al Jazeera" também informou que alguns dos blindados governamentais teriam furado um dos cercos junto ao palácio presidencial e terão estado a bombardear alguns dos bairros circundantes com grande violência.»


in DN online, 22-8-2011

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.