"Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação nos Governos de António Guterres acusou o actual Executivo de "chantagear" os professores e os sindicatos e de estes "não honrarem os 100 mil professores que estiveram na rua".
Numa entrevista que foi hoje para o ar no programa "Minuto a Minuto" do Rádio Clube Português, Ana Benavente afirmou que "é muito feio um Governo socialista dizer - quando as escolas afirmam que não têm condições para o fazer - que, sem avaliação, os professores contratados não serão colocados" e que "isto é chantagem. Uma chantagem que surtiu efeito".
Reafirmando as palavras proferidas na entrevista ao Rádio Clube, Ana Benavente disse ao Expresso não saber "qual a moeda de troca" usada pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, nas reuniões com os sindicatos, mas que a sua experiência de ministério lhe permite depreender que hajam "aberturas noutras matérias". Porém, custa-lhe "pensar que os sindicatos cederam a uma chantagem" e "não entende como é que classificam o acordo alcançado de vitória". Para ela "esta avaliação (resultante do entendimento a que chegaram o ministério e a Plataforma Sindical na madrugada de Sábado) é ainda mais pobre do que a outra". E acrescenta: "Gostava que os Governo explicasse qual a sua ideia de escola pública".
Ana Benavente não poupa críticas ao Governo de José Sócrates, que acusa de seguir "uma política de autoritarismo. E conclui: "Como socialista não me reconheço neste modo de agir"."
in Expresso online, 15-4-2008
Sem comentários:
Enviar um comentário