Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ferreira Torres: Testemunha-chave acusa ex-presidente de comandar esquema de diplomas falsos




"São Paulo, Brasil, 23 Abr (Lusa) - A testemunha-chave do processo contra Avelino Ferreira Torres acusou terça-feira o ex-presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses de comandar um esquema de distribuição de diplomas falsos.


"Há colegas meus na Câmara que nunca atravessaram o Atlântico, nunca vieram ao Brasil e mesmo assim têm cursos em escolas brasileiras", acusou José Faria, momentos antes de embarcar num voo de regresso a Portugal.


"São pessoas que eram funcionárias dele (Ferreira Torres), o mentor desses diplomas, e que usaram esses cursos apenas para subir de categoria na Câmara", afirmou.


José Faria avançou que planeia denunciar os diplomas falsos e as supostas actividades ilegais do ex-presidente da Câmara Municipal.


"Contarei tudo o que sei. Chega, basta desse género de políticos no nosso país", disse aos jornalistas, em declarações no aeroporto de São Paulo.


Antes de embarcar, José Faria despediu-se do seu primo, o advogado José Manuel Pereira Mendes, que o acolheu durante os 16 dias em que permaneceu no Brasil.


José Faria embarcou às 22:30 horas (02:30 de quarta-feira em Lisboa), num voo da companhia Varig, com destino a Madrid, sem contudo ter assegurada uma protecção policial na sua chegada a Portugal.


A testemunha-chave não soube dizer qual será o seu destino quando aterrar na capital espanhola, se seguirá numa escolta policial para Marco de Canaveses ou se regressará a Portugal sozinho.


"Pedi e espero que me seja concedida a protecção policial. Espero que os policiais estejam à minha espera. Confio na Justiça Portuguesa", disse.


"Regresso com um pouco de receio porque ele (Ferreira Torres) é capaz de tudo. Ele não faz mal a ninguém, não bate em ninguém, mas pode pagar para alguém fazer isso", sublinhou José Faria.


José Faria voltou a afirmar que foi para o Brasil com a promessa de receber uma dívida supostamente contraída com o pagamento de impostos por negócios de que foi "testa-de-ferro" do ex-presidente.


"Acabei por não receber (a dívida) e me meter aqui numa novela em que provavelmente o objectivo era matar-me. Estou arrependido de ter vindo", afirmou.


A testemunha-chave acredita que a sua viagem fazia parte de um plano do ex-presidente da Câmara de Marco de Canaveses para o eliminar no Brasil.


Ao chegar ao Brasil, José Faria foi agredido por um homem chamado Moreno, supostamente a mando de Ferreira Torres.


Teve que fugir do agressor e permaneceu escondido, desde então, na casa do primo José Manuel Pereira Mendes, na cidade de Santos, a 100 quilómetros de São Paulo.


José Faria recuperou dos ferimentos causados pela agressão e mudou a data de regresso a Portugal.


Em declarações aos jornalistas na semana passada, Ferreira Torres negou qualquer envolvimento na deslocação de José Faria para o Brasil.


O ex-presidente da Câmara de Marco de Canaveses negou ainda a tese de José Faria, segundo a qual o teria convencido a ir para o Brasil "em troca do pagamento de 12.500 contos [62.500 euros] que devia às Finanças".


Ferreira Torres atribuiu a ida de Faria para o Brasil ao alegado facto de dever "mais de um milhão de contos" [cinco milhões de euros] a indivíduos de raça cigana que rotulou de "perigosos".


O ex-presidente classificou a testemunha-chave como "um homem doente" porque "hoje diz uma coisa e amanhã afirma outra".


Avelino Ferreira Torres começou a ser julgado, no Tribunal de Marco de Canaveses, na semana passada, pelos crimes de corrupção, extorsão, abuso de poder e peculato.


Assunção Aguiar, antiga secretária de Ferreira Torres, disse aos jornalistas que José Faria "gastava mais do que devia" e isso era a causa das suas dificuldades financeiras."



in EXPRESSO online, 23-4-2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Home Broker, I hope you enjoy. The address is http://home-broker-brasil.blogspot.com. A hug.

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.