Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Presidente do FC Porto com salário milionário...


"Pinto da Costa ganha por mês cinco vezes mais do que disse à juíza do Tribunal de Gondomar e à Relação do Porto, no âmbito do ‘Apito Dourado’, depois de ter sido detido para primeiro interrogatório em Dezembro de 2004. O dirigente do FC Porto garantiu nessa altura que auferia dez mil euros mensais da SAD portista e repetiu-o depois variadas vezes. Para corroborar a versão do presidente, a SAD do Porto emitiu um comunicado em que confirmava a mesma quantia.


As declarações de IRS, consultadas pelo CM, indicam que Pinto da Costa não disse toda a verdade. No ano de 2005 o presidente dos azuis-e-brancos declarou cinco vezes mais do que disse à juíza. Um total anual de 697 mil, 229 euros e 13 cêntimos, rendimentos de trabalho dependente e cujo pagador consta como sendo a SAD do FC Porto, com morada no Estádio do Dragão, entrada Poente, porta 3. O total, dividido por 14 meses, dá uma quantia mensal de aproximadamente cinquenta mil euros.


Aquela declaração revela também um aumento substancial no ordenado do número um dos azuis--e-brancos nos últimos anos. Em 2003 a SAD apenas lhe tinha pago 269 mil euros. No ano seguinte os montantes subiram para 360 mil euros, valor que quase duplicou no ano seguinte.


As últimas declarações, de 2006 e 2007, dão também conta de que os salários se mantêm nos mesmos valores – 697 mil. Ainda segundo o CM apurou, Pinto da Costa não tem qualquer viatura em seu nome. OToyota Lexus em que habitualmente se faz transportar está em nome da SAD, sendo utilizado devido à sua qualidade de presidente do conselho de administração.
Na última declaração de rendimentos o presidente apresentou também a compra de duas casas. Uma em São Mamede de Infesta, Matosinhos, avaliada em 415 mil euros, e um prédio rústico em Árvore, Vila do Conde, com um valor residual.


A casa onde morava com Carolina, na Madalena, em Gaia, também não lhe pertencia. Estava em nome da imobiliária de Cedofeita, da qual é sócio e que apresenta lucros bastante baixos. Em 2005, por exemplo, Pinto da Costa apenas declarou rendimentos desse negócio na ordem dos 7500 euros. Nos anos seguintes a mesma imobiliária nem sequer lhe trouxe qualquer mais-valia. O escritório do Porto também está registado em nome de terceiros."


Correio da Manhã, 03-4-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.