Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 27 de dezembro de 2008

Brasileiro Douglas Barcellos, actor de Hollywood, morto em Cascais...




"Representou mais um papel de estrela num filme a rodar uma semana na zona de Lisboa, mas, ao contrário dos outros actores e equipa de produção norte-americana, Douglas Barcellos não tinha bilhete de volta à Califórnia no domingo passado. Por decisão de Enzo Lamblet, o seu agente. E o actor brasileiro, de 33 anos, foi deixado sozinho no Hotel Riviera, Carcavelos, até à madrugada em que o seu cadáver foi encontrado nas rochas da praia – na quarta-feira. Enzo "estava apavorado ao telefone poucas horas antes", segundo o amigo ‘António’, e escreveu-lhe um mail, a que o CM teve acesso, onde conta que o seu agente o tentou matar (ver página ao lado). Mas a Judiciária também quer falar com o taxista que transportou o actor nessa noite. Os dois discutiram.

Douglas terá estranhado que o agente só não tivesse para si uma passagem de volta aos Estados Unidos no domingo – 'dia em que toda a gente da equipa regressou'. O brasileiro só tinha avião marcado para quarta-feira, 'véspera de Natal, que iria passar com a família ao Rio de Janeiro, depois de passar em Washington'.

Ficou sozinho em Portugal e, segundo ‘António’, o amigo brasileiro que pede para não ser identificado mas que quer 'colaborar com a polícia', Douglas 'ligou várias vezes a dizer que tinha medo do agente. E contou que Enzo, que voltou com o resto da equipa para os EUA, deixou em Portugal um homem armado para o acompanhar'.

Pouco mais se sabe sobre os três dias de Douglas, mas algumas horas antes de morrer apanhou um táxi em Lisboa para o hotel. O motorista cobrou 92 euros até Carcavelos e o actor achou caro. Recusou-se a pagar. Foi perseguido até aos corredores do hotel, mas o taxista desistiu e foi apresentar queixa à PSP. Horas depois, pelas 04h00 de quarta-feira, a Polícia Marítima recolheu o cadáver, com marcas de agressões no pescoço, nas rochas do farol de Santa Marta, em Cascais.

AO LADO DE ANISTON, BARRYMORE E JOHANSSON
Ainda não estreou mas promete ser, pelo menos no Brasil, alvo de grande curiosidade (mórbida). ‘He’s Just Not That Into You’, o novo filme de Ken Kwapis (em pós--produção), foi uma das últimas grandes longas-metragens em que Douglas Barcellos participou e, a avaliar pelo elenco, parece que a carreira do actor brasileiro de 33 anos começava a descolar em Hollywood.

Ainda que pouco se saiba sobre o pequeno papel – referido no Internet Movie Data Base, a maior base de dados de cinema na internet, como 'hot executive' (o 'executivo bonzão', em tradução abrasileirada) – esta podia ser mais uma oportunidade para crescer na carreira. Afinal, não raras vezes é mesmo assim que descolam para o estrelato actores desconhecidos: através de pequenas participações em filmes (potencialmente) de sucesso.

A comédia ‘He’s Just Not That Into You’ estreia nos Estados Unidos em Fevereiro e, entre beldades como Jenniffer Aniston, Scarlett Johansson e Drew Barrymore, resta saber quem terá sido a seduzida pelo 'hot executive'... Já na série ‘The Bold and The Beautiful’ Douglas revelara o talento de galã (e de massagista!) herdado quer dos genes italianos da família do pai quer dos tempos das passerelles de Milão, Paris e Nova Iorque. E também a popular série ‘Mentes Criminosas’ contou este ano com o actor num dos seus episódios.

AMEAÇAS DO AGENTE CONTADAS POR E-MAIL AOS AMIGOS
Através de mensagens de correio electrónico Douglas contou que o seu agente o tinha tentado espancar tanto em Hollywood quanto em Portugal e pedia a um amigo para relatar a história na Comunicação Social.

- 'Bota na media o que o meu manager tentou fazer comigo, até magia negra, mas o bem venceu'

- 'Manda o telefone da Fabiana que vou resolver mano, vou acertar a dívida' n 'Mano, o manager tentou me quebrar aqui na califa em Hollywood e agora em Portugal'

- 'Vi a morte de novo. Passei male o mano não me socorreu' n 'Ele queria me queimar e tava falando mal de mim para todo do meio Globo, Hollywood, etc.'

- 'Os fracos morrem e os verdadeiros sobrevivem'

ACTOR INSTALADO EM CARCAVELOS
Douglas Barcellos estava hospedado há vários dias no Hotel Riviera, em Carcavelos, a poucos quilómetros do sítio onde foi encontrado. Contactada pelo CM, a gerência não quis prestar qualquer esclarecimento sobre a vida do actor no hotel ou visitas que tenha recebido. Apenas assumiu que o brasileiro tinha ali estado alojado. O CM apurou que o Douglas passava pouco tempo no hotel, chegava normalmente tarde e andava quase sempre de táxi. Nunca foi visto com ninguém e aparentemente não mantinha horários regulares. 'Parecia que estava de férias', adiantou ao CM uma fonte ligada ao hotel.

DA TELEVISÃO AO CINEMA
Barcellos traçava a sua carreira em Hollywood de forma gradual e consistente, seguindo o trajecto normal dos actores mais ambiciosos e conhecidos: das populares séries televisivas até aos holofotes da Sétima Arte.

AO LADO DE TYRA BANKS
As primeiras aparições do actor carioca no pequeno ecrã foram como convidado do concurso de televisão ‘American TopModel’, apresentado por Tyra Banks.

NA PELE DE CLARK GABLE
Apesar da curta carreira, Douglas teve ainda o privilégio de fazer de Clark Gable num anúncio e de trabalhar com lendas do cinema como David Mamet (‘Red Belt’) e na ópera com Franco Zeffirelli (em ‘I Pagliaci’).

ESTREIAS EM 2009
Para 2009 está marcada a estreia de ‘The Passionist’, actualmente em fase de montagem, o filme que prometia ser a grande rampa de lançamento para Douglas Barcellos. No seu primeiro papel como protagonista, Barcellos não verá no grande ecrã o personagem ‘Julius’ da trama assinada pelo nova-iorquino Christoffer Summa.

BRASIL: ACTOR AOS 8 ANOS
Douglas nasceu no Rio de Janeiro. Aos oito anos participou pela primeira vez numa peça de teatro. Depois fez carreira na moda como modelo antes de tentar a sorte no cinema americano.

NOVA IORQUE: MULHER SOZINHA
Douglas Barcellos, 33 anos, vivia na Califórnia mas casou-se há alguns anos em Nova Iorque, onde conheceu a mulher. Era lá que ela vivia e o casal ainda não tinha filhos.

FUNERAL: REGRESSO AO BRASIL
De acordo com uma prima do actor falecido, o Ministério das Relações Exteriores e o Consulado brasileiros estão a preparar a trasladação do corpo para o Rio de Janeiro."

in CM online, 27-12-2008


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.