Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Gripe em Portugal: Pico da epidemia deverá ser atingido esta semana ou na próxima...

.

O pico da epidemia de gripe deverá ser atingido esta semana ou na próxima, revelou hoje à agência Lusa fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS).
"Ainda pensamos que não estamos no auge da epidemia. O auge deverá ser atingido nesta semana que estamos a entrar ou na seguinte", disse Mário Carreira, coordenador do dispositivo da DGS para a monitorização dos serviços de urgência.
A taxa de incidência da actividade gripal da semana passada foi, segundo o responsável, de 113 casos por cem mil habitantes. "Em 2005 essa taxa subiu aos 163. A intensidade ainda não é tão alta como poderá vir a ser", afirmou.
Para Mário Carreira, as medidas existentes "parecem ser suficientes" para combater um problema que "é generalizado no país".
O responsável sublinhou que é importante alertar a população para "evitar ao máximo os serviços de urgência hospitalares" e reservá-los para os casos graves, "idosos, pessoas com doenças crónicas, complicações graves da gripe e bebés".
CONSELHOS PRÁTICOS DA DGS
Cuide-se:
- Descanse; - Beba muitos líquidos (água e sumos, de preferência sem açúcar); - Não se agasalhe demasiado; - Tome medicamentos para a febre e dores (paracetamol, mesmo para crianças e grávidas; os adultos também podem tomar aspirina); - Não dê aspirina às crianças, sem ser por recomendação médica; - Não tome antibióticos, porque não actuam nas doenças virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura; - Se viver sozinho, especialmente se for idoso, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.
Se tiver uma doença crónica ou se os sintomas se prolongarem ou agravarem, contacte o seu médico assistente.
Evite transmitir a gripe:
- Reduza os contactos com outras pessoas; - Lave frequentemente as mãos com água e sabão; - Se tossir ou espirrar proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos - lave as mãos;
- Para se assoar use lenços de papel de utilização única - lave as mãos.Se tiver dúvidas, telefone para a linha Saúde 24 - 808 24 24 24
.
in Expresso online, 29-12-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.