Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Josh Silver inventa óculos a um dólar que podem ajudar um bilião de pobres...


"Um professor de Física britânico inventou um par de óculos que podem mudar o mundo. Josh Silver, de seu nome, conseguiu uma forma simples de corrigir a visão de milhões de pessoas, a baixo custo.
Cerca de 30 mil pares dos seus óculos foram já distribuídos em 15 países, mas o inventor britânico tem objectivos muito mais ambiciosos: pretende testar os seus óculos na Índia, no próximo ano, num milhão de pessoas. A longo prazo, até 2020, Silver gostava que um bilião de pessoas dos países mais pobres pudessem ter acesso ao seu corrector de visão.
Como muitas das grandes ideias, o conceito é bastante simples: cada pessoa pode 'afinar' o seu par de óculos, sem ser necessário recorrer a um especialista. Os óculos inventados por Josh Silver possuem dois tubos circulares cheios de um fluido, e cada um está ligado a uma pequena seringa fixada aos óculos por uma patilha. Baseado no princípio de que, quanto mais espessa uma lente for, mais poderosa se torna, a pessoa apenas necessita de ajustar a quantidade de fluido na membrana, alterando a potência da lente.
Assim que a pessoa sinta que a potência da lente se adequa à sua visão, apenas tem de fechar a membrana e retirar as seringas.
O princípio é tão simples que, mesmo com pouca informação, qualquer pessoa poderá entendê-lo facilmente, garante o cientista. O facto de não serem necessários optometristas para fornecer os óculos poderá ter um enorme impacto nos países do terceiro mundo, onde os especialistas nesta área são escassos: na Grã-Bretanha existe um optometrista para cada 4500 pessoas, enquanto na África subsariana a média é de um para um milhão.
Os óculos que fazem sorrir
O professor de Física estima que as implicações de levar os seus óculos às populações mais pobres são enormes. Durante um teste no terreno, levado a cabo no Gana e financiado pelo governo britânico, Silver conheceu um homem que foi forçado a reformar-se da profissão de alfaiate, devido à sua visão se ter deteriorado com a idade. "Então ele reformou-se. Tinha à volta de 35 anos. Poderia ter trabalhado pelo menos mais 20 anos. Colocámos-lhe os óculos, ele sorriu, colocou a linha na agulha e acelerou a sua máquina de coser. Agora pode trabalhar. Pode ver", conta o cientista ao jornal britânico 'The Guardian'.
Depois de descobrir os óculos de Josh Silver no Google, o Major Kevin White, que pertencia a um programa militar de ajuda humanitária, decidiu distribuí-los um pouco por todo o mundo. "A reacção é universal", conta. "As pessoas colocam os óculos e sorriem. Todas dizem 'Olha, consigo ler aquelas letras pequenas'", acrescenta.
O custo-alvo dos óculos é de apenas um dólar, mas distribuir um bilião de pares, sem qualquer lucro para Silver, não será tarefa fácil. Para isso, o cientista está a tentar envolver alguns governos e a ONU, enquanto trabalha em diferentes designs e outras alterações, como forma de baixar os custos.
"As coisas nunca são simples. Mas se puder, vou resolver este problema. E não vou deixar que ninguém se atravesse no meu caminho", conclui Josh Silver."
.
in Expresso online, 22-12-2008

1 comentário:

Anónimo disse...

como poderei adquirir um deses oculos poderia ser publicado um contato desce senhor para podermos divulgar testando seu invento fazendo campanha juntoaos governos para ele tewr exito0 no seu proposito de valor deum dolar cada,

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.