Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Monção: Dá-se um viaduto...


Viaduto foi construído no concelho há duas décadas mas que não serve para nada, por falta de acessos, revelou o presidente da autarquia.

A Câmara de Monção está disponível "para vender, alugar, emprestar ou mesmo dar" um viaduto.

"Se fizer falta num outro concelho qualquer, o município está totalmente disponível para o vender, alugar, emprestar ou mesmo dar. Peguem nele assim direitinho e levem-no com cuidado para não partir", ironizou o presidente da Câmara de Monção.

Segundo José Emílio Moreira, aquele viaduto em betão sobre a EN-101, implantado aquando da construção da nova estrada entre Valença e Melgaço, "foi um puro e simples esbanjamento de dinheiros públicos".

"É certo que sempre dá para pendurar alguma publicidade e tal, mas penso que, se a intenção era essa, se poderia ter construído uma estrutura menos pesada e bem mais barata", acrescentou.

O viaduto, situado no Lugar da Pousa, freguesia de Monção, foi construído para integrar uma futura variante que permitisse o atravessamento da movimentada EN-101 sem ser necessário utilizar um perigoso cruzamento ali existente.

No entanto, vinte anos passados, ainda por lá não passou veículo nenhum, porque pura e simplesmente não há acessos.

Tanto de um lado como do outro, apenas se encontra lixo e mato.

A Câmara chegou a admitir ser ela a assumir a construção dos acessos, mas desistiu da ideia face ao elevado investimento que isso significaria, até porque seria necessário expropriar uma quinta de vinho Alvarinho.

"Além disso, neste momento aquela travessia até já não tem grande interesse. O que nos interessava mesmo era a construção de uma rotunda para substituir um cruzamento ali existente, que, essa sim, resolveria de vez o problema", afirmou Emílio Moreira.

O presidente da Câmara de Monção garante que já anda "há largos anos" a pedir a rotunda à Estradas de Portugal, mas ainda sem sucesso.

"Quando me falam em falta de dinheiro, sempre respondo que bastava uma pequena parte dos milhares que gastaram no viaduto que não serve para nada para construir a rotunda", referiu ainda.

Sempre em tom irónico, sugeriu a venda ou aluguer do referido viaduto para arranjar dinheiro para a rotunda.

O autarca espera reunir "em breve" com a nova responsável da Direcção de Estradas de Viana do Castelo, para tentar recolocar estas questões na ordem do dia.

Naquele troço da EN-101, e ainda segundo José Emílio, há uma ponte aérea para peões, "que também ninguém utiliza".

"As pessoas de mais idade não conseguem subir a escada, enquanto os jovens passam pela estrada, ou seja, é uma ponte também literalmente às moscas", rematou.

in JN online, 30-3-2009



Nota:
Se Monção não fosse tão longe, ia buscá-lo para a minha rua...era giro ter um Viaduto só para mim...

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.