Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Birmânia: Novo site pela libertação de Aung San Suu Kyi...

Aung San Suu Kyi


George Clooney e Bono já deixaram o seu apelo no novo site criado para assinalar o 64º aniversário da líder da oposição birmanesa.

Apoiantes de Aung San Suu Kyi criaram o site http://64forsuu.com/ e são diversas as personalidades mundiais que já deixaram a sua mensagem, entre milhares de apelos para a sua libertação.

São exemplos o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, o presidente timorense José Ramos-Horta, o actor George Clooney, o cantor Bono, o bispo Desmund Tutu ou o futebolista David Beckham.

De Portugal, estavam registadas 13 mensagens até ao início da tarde desta sexta-feira.

Na sua mensagem, José Ramos-Horta considera ser incompreensível que em pleno século XXI, na Birmânia, "um grupo de pessoas não eleitas continue a governar através da repressão, assassínio e medo".

Gordon Brown reconhece que a comunidade internacional não tem agido para conseguir a libertação de Aung San Suu Kyi. "Isso está agora a mudar. O clamor para a sua libertação está a crescer na Europa, Ásia e no mundo inteiro”, disse.

Denominada "64 for Aung San Suu Kyi", a campanha resulta de uma coligação de organizações não governamentais - como a "Burma Campaign UK", a Amnistia Internacional e a "Human Rights Watch" - para exigir a libertação da dirigente birmanesa, aproveitando o facto de completar 64 anos a 19 de Junho.

A campanha coincide também com o julgamento de Aung San Suu Kyi, em curso numa prisão perto de Rangum, sob a acusação de ter violado a prisão domiciliária por ter sido visitada por um norte-americano que chegou a nado à sua residência.

Os seus apoiantes crêem que o julgamento em curso é uma forma de a Junta Militar que governa o país prolongar a sua detenção.

in JN online, 29-5-2009











Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.