Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 26 de maio de 2009

Islândia: Aberta caça à baleia apesar de protestos...



A época da caça à baleia abriu hoje na Islândia enfrentando críticas de organizações ecologistas contra o aumento das quotas de caça para este ano.

A quota de captura de cetáceos pela Islância para este ano subiu para 100 baleias "minke" e 150 baleias comuns, contra 40 "minke" e apenas nove baleias comuns em 2008, apesar de apelos internacionais contra o alargamento das quotas, decidido pelo governo demissionário do ex-primeiro ministro Geir Haarde e confirmado pela actual coligação de esquerda no poder.

A Islândia retomou a caça da baleia em 2006, depois de 16 anos de moratória.

"Esperamos capturar hoje a primeira baleia Minke", disse a jornalistas um dos pescadores a bordo do navio baleeiro Johanna AR que deixou ao início da tarde o porto de Reiquejavique.

O Fundo Internacional para a Protecção dos Animais (IFAW), uma ONG britânica, enviou à embaixada da Islândia em Londres uma carta em que apelou para que as autoridades islandesas anulem a época de caça.

Os baleeiros islandeses caçam em baías afastadas de Reiquejavique, sendo a caça proíbida nas imediações do porto da capital para não interferir com a actividade turística de observação de cetáceos, que decorre até Setembro.

De acordo com o director da Associação de Baleeiros da Islândia, Gunnar Bergmann, metade da carne das baleias capturadas será vendida no mercado local, sendo a outra metade exportada para o Japão.

A Islândia, que viu a sua economia devastada pela crise financeira, e a Noruega são os únicos países a praticarem a caça comercial de cetáceos. O Japão caça igualmente baleias, sob a justificação de fins científicos apesar de a carne ser comercializada.

in JN online, 26-5-2009




Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.