Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Documentos do Wikileaks: Telegrama revela pedido dos EUA a Portugal para passagem de voos da CIA

«Um telegrama da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, revelado hoje, quarta-feira, pelo 'site' Wikileaks, admite que o Governo norte-americano pediu a Portugal que voos da CIA com suspeitos de terrorismo passassem por território nacional.


- Ameaça de demissão de Luís Amado foi atentamente seguida pelos EUA -


O pedido viu-se "complicado" pela pressão da Oposição e do Parlamento Europeu sobre o Governo português, lê-se no telegrama, que recorda a ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, se demitir se as suspeitas relacionadas com a passagem de voos ilegais da CIA por Portugal viessem a ser provadas.

"Apesar da investigação do Governo ter refutado estas alegações, a saga continua devido à pressão continuada da oposição e do Parlamento Europeu. Esta pressão complica o pedido dos Estados Unidos para repatriar detidos de Guantanamo através de Portugal", lê-se no telegrama.

O telegrama, o primeiro revelado pela Wikileaks de um lote de 722 com origem na embaixada em Lisboa, e que faz parte dos 250 mil telegramas diplomáticos norte-americanos que o site começou esta semana a revelar, é datado de 20 de Outubro de 2006 e classificado como "secreto".

O texto analisa a polémica em Portugal em torno aos voos da CIA e a ameaça de demissão de Luís Amado se as suspeitas sobre os voos fossem provadas.

Classificado pelo responsável da área política da embaixada, Troy Fitrell, o documento analisa a promessa de Amado se demitir "se a oposição conseguir demonstrar qualquer cumplicidade da parte do Governo relativamente aos alegados voos ilegais da CIA por território português".»


in JN online, 01-12-2010




Nota do Zorate:
Entretanto, a minha duplamente ex-camarada (MRPP e PS) Ana Gomes, a tal  "descabelada que só arranja problemas" (segundo Edite Estrela), remeteu-se ao silêncio.
Terá sido o preço pago para voltar a ser incluída na lista do PS para o Parlamento Europeu?

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 59 anos.