Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Revelações Wikileaks: Sócrates é "carismático" e Cavaco "vingativo"

«As opiniões da diplomacia norte-americana sobre os principais líderes portugueses, em que avaliam o presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes da oposição, estão detalhadas em cinco telegramas revelados pelo jornal espanhol El Pais.




Os cinco telegramas - produzidos entre abril de 2008 e setembro de 2009 pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa - analisam ainda temas como o relacionamento de Portugal com a Venezuela e a repatriação de detidos de Guantanamo.

Trata-se de telegramas que a Wikileaks disponibilizou ao jornal El Pais mas que o site ainda não divulgou publicamente, numa altura em que apenas tornou públicos 13440 dos cerca de 251 mil telegramas da diplomacia norte-americana que recebeu de fontes anónimas.

Nestes documentos, os EUA consideram Portugal um "aliado firme" e classificam o primeiro-ministro português, José Sócrates, como um político "carismático", que não gosta de "partilhar o poder". Já Cavaco Silva, é elogiado pelo papel de "mandatário bipartidário", mas, segundo a embaixada norte-americana em Lisboa, levou a cabo "sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca".

Os telegramas agora divulgados exibem ainda o agradecimento a Sócrates por "ter permitido aos EUA usar a base das Lajes nos Açores para repatriar detidos de Guantanamo". "Uma decisão difícil que nunca se tornou pública", escreve um diplomata nortre-americano, em 2007.

Manuela Ferreira Leite também não escapa à avaliação dos EUA. "uma protegida de Cavaco Silva", "capaz", "largamente respeitada pela sua inteligência e experiência", mas "sem carisma".

O BCP e o Irão

O jornal espanhol El Pais noticiou ainda que o presidente do Millennium BCP, Carlos Santos Ferreira, propôs aos Estados Unidos recolher informações sobre o Irão a troco de poder fazer negócios no país, operação com o conhecimento do governo português.

O jornal citou um telegrama "confidencial" da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, enviado para Washington a 11 de fevereiro deste ano e que integra o lote de 250 mil documentos que o "site" Wikileaks tem estado a divulgar.»


Texto e imagem in Visão online, 13-12-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 59 anos.