Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Revelações Wikileaks: Sócrates é "carismático" e Cavaco "vingativo"

«As opiniões da diplomacia norte-americana sobre os principais líderes portugueses, em que avaliam o presidente da República, o primeiro-ministro e os líderes da oposição, estão detalhadas em cinco telegramas revelados pelo jornal espanhol El Pais.




Os cinco telegramas - produzidos entre abril de 2008 e setembro de 2009 pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa - analisam ainda temas como o relacionamento de Portugal com a Venezuela e a repatriação de detidos de Guantanamo.

Trata-se de telegramas que a Wikileaks disponibilizou ao jornal El Pais mas que o site ainda não divulgou publicamente, numa altura em que apenas tornou públicos 13440 dos cerca de 251 mil telegramas da diplomacia norte-americana que recebeu de fontes anónimas.

Nestes documentos, os EUA consideram Portugal um "aliado firme" e classificam o primeiro-ministro português, José Sócrates, como um político "carismático", que não gosta de "partilhar o poder". Já Cavaco Silva, é elogiado pelo papel de "mandatário bipartidário", mas, segundo a embaixada norte-americana em Lisboa, levou a cabo "sérias vinganças políticas pelo simples facto de não ter sido convidado à Sala Oval na Casa Branca".

Os telegramas agora divulgados exibem ainda o agradecimento a Sócrates por "ter permitido aos EUA usar a base das Lajes nos Açores para repatriar detidos de Guantanamo". "Uma decisão difícil que nunca se tornou pública", escreve um diplomata nortre-americano, em 2007.

Manuela Ferreira Leite também não escapa à avaliação dos EUA. "uma protegida de Cavaco Silva", "capaz", "largamente respeitada pela sua inteligência e experiência", mas "sem carisma".

O BCP e o Irão

O jornal espanhol El Pais noticiou ainda que o presidente do Millennium BCP, Carlos Santos Ferreira, propôs aos Estados Unidos recolher informações sobre o Irão a troco de poder fazer negócios no país, operação com o conhecimento do governo português.

O jornal citou um telegrama "confidencial" da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, enviado para Washington a 11 de fevereiro deste ano e que integra o lote de 250 mil documentos que o "site" Wikileaks tem estado a divulgar.»


Texto e imagem in Visão online, 13-12-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.