Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Austríaco crucificou-se para recordar vítimas de abusos sexuais da Igreja...

Um artista austríaco crucificou-se hoje, sexta-feira santa, de forma simbólica, na catedral de Santo Estêvão, na Áustria, para recordar as vítimas dos abusos sexuais e os maus-tratos perpetrados por religiosos católicos.





Emmerich Weissenberger içou-se a 20 metros de altura na fachada em obras do templo gótico situado no centro da cidade de Viena, para expressar a sua repulsa perante a onda de abusos sexuais contra crianças recentemente conhecidos no país. Alguns transeuntes aplaudiram a acção do artista, que envergava apenas uma toalha em volta da cintura e uma coroa de espinhos. Weissenberger foi detido pela polícia depois de permanecer 15 minutos "crucificado".

"No dia da crucificação de Cristo, crucifico-me por todos os indefesos", explicou o artista sobre a sua "performance", num vídeo em que anunciava os seus propósitos. "Sacrifico-me para que as vítimas recuperem a dignidade que lhes roubaram".

O pároco da catedral, Toni Faber, declarou à imprensa que considera legítimo que os artistas protestem contra a Igreja, mas não "a partir de uma altura vertiginosa em Santo Estêvão, pondo em perigo a vida do próprio artista e a de outras pessoas".

A porta principal da catedral esteve fechada durante o tempo em que Weissenberger esteve "crucificado", devido ao receio de que pudesse cair em cima de quem aguardava a entrada no templo.

Na mesma catedral realizou-se, quarta-feira, uma cerimónia religiosa na qual algumas vítimas de abusos sexuais e maus tratos manifestaram a sua frustração em relação à Igreja pelo sucedido. O arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal, Christoph Schönborn, pediu então perdão às vítimas e expressou o arrependimento as Igreja pelo que aconteceu.

A Igreja Católica da Áustria recebeu até agora a comunicação de 566 presumíveis casos de abusos sexuais e maus tratos perpetrados pelos seus religiosos.




in JN online, 02-4-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.