Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 4 de abril de 2010

Quem semeia ventos, colhe tempestades...

Líder da extrema-direita sul-africana assassinado





Eugène Terre'Blanche, líder da extrema-direita sul-africana, foi ontem, sábado, à noite espancado até à morte na sua quinta, em Ventersdorp, no noroeste do país.

Chefe dos serviços secretos sul-africanos durante o apartheid, Terre'Blanche, de 69 anos, lutou ferozmente pela manutenção do regime no início dos anos 1990 e manteve-se como líder do Afrikaner Resistance Movement (AWB), recentemente reactivado, tendo continuado a defender um Estado Afrikaner secessionista dentro da África do Sul.


Sozinho na propriedade, o líder do AWB estava a dormir na altura do ataque e foi encontrado pela polícia, ainda com vida, mas acabou por morrer, noticiou a agência SAPA.

Dois rapazes, de 16 e 21 anos, que trabalhavam para Terre'Blanche, foram detidos, indicou uma porta-voz da polícia, a capitã Adéle Myburgh.

Os dois terão alegadamente atacado o líder da extrema-direita sul-africana por não terem sido pagos pelo trabalho que tinham feito.

Nascido a 31 de Janeiro de 1941, o bóer-afrikaner Eugène Ney Terre'Blanche fundou o AWB em 1970, com seis amigos, e o partido político cresceu de sete para 70.000 membros, de entre uma população branca de 3,5 milhões.

in JN online, 04-4-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.