Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Silvio Berlusconi: "Têm algum recado para Obama? Vou visitá-lo"...



Quando, em Outubro do ano passado, Silvio Berlusconi esteve na Casa Branca, George W. Bush recebeu com a pompa devida a um fiel aliado. Houve uma cerimónia de boas-vindas, um jantar oficial e uma conferência de imprensa nos jardins.

O encontro hoje com o Presidente Barack Obama será bem diferente. O primeiro-ministro italiano terá uma reunião na sala Oval antes de uma curta conferência com jornalistas. Depois ser-lhe-á mostrada a porta e Berlusconi começará a viagem de regresso.

O programa não esconde o "incómodo" de Obama em receber o conservador desbocado que elogiou o seu bronzeado - recorde-se que Obama é afro-americano.

As mais recentes declarações de Berlusconi não ajudaram nada a mudar isso. Quando deixou a sua casa em Roma de partida para Washington, Il Cavaliere perguntou aos jornalistas: "Têm algum recado para Obama? Eu vou visitá-lo belo e bronzeado."

Berlusconi disse que quer discutir com Obama "as novas regras económicas e financeiras mundiais" para preparar a reunião do G8 do próximo mês em Aquila - a cidade do centro de Itália que ficou destruída no terramoto.

Entre alguma imprensa italiana reina a convicção de que se Berlusconi não estivesse a presidir ao grupo dos oito países mais ricos do mundo, nunca seria o segundo líder europeu, depois do primeiro-ministro britânico Gordon Brown, recebido por Obama.

"Este encontro é encarado como uma obrigação," disse ao diário Time um jornalista italiano, que acompanhou Obama na sua recente visita à Europa. "Obama não está contente mas ele tem mesmo de receber Berlusconi".

A ideia ganhou força quando há duas semanas Berlusconi anunciou a sua visita. Da Casa Branca, nessa altura, nem um comentário. O atraso na confirmação, diz-se, foi uma pequena vingança contra Silvio Berlusconi.

A verdade é que mesmo no plano diplomático Obama não tem muitas razões para ser um bom anfitrião. A visita de Berlusconi acontece dias depois do dirigente líbio Mouammar Kadhafi, promovido a novo aliado de Itália, ter comparado os EUA à organização terrorista Al-Qaeda, durante uma visita a Roma.

"Qual é a diferença entre o ataque dos americanos de 1986 contra as nossas casas e as acções terroristas de Ben Laden?" perguntou.

O Governo italiano demarcou-se das declarações mas não conseguiu esconder o embaraço depois de ter estendido o tapete vermelho ao antigo terrorista.

A visita de Berlusconi acontece num momento delicado para o primeiro-ministro italiano. Nas últimas semanas, a sua mulher pediu o divórcio por recusar-se a viver com um homem que tinha um caso com uma modelo adolescente.

Talvez mais mediático, foi o escândalo das fotografias das festas devassas na sua mansão na ilha da Sardenha. Berlusconi aparece com várias raparigas e amigos todos nus ou seminus.

in DN online, 15-6-2009



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.