Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 30 de junho de 2009

Câmara do Porto: O trambolhão da fraude...



Sondagem Universidade Católica: Rio reforça maioria, PS leva trambolhão.




«Os portuenses querem ver Rui Rio como presidente da Câmara até 2013 . E parece querê-lo com mais força, ao reforçarem a maioria absoluta do PSD/PP. O PS leva um enorme trambolhão e o BE senta-se no cadeirão da terceira força política.

Os dois pés com que o candidato da coligação PSD/PP se recandidata ao cargo (e que viraram slogan de campanha) podem ajudar a explicar a diferença cavada para os partidos de Esquerda. Os resultados da sondagem da Universidade Católica para o JN/DN/RTP/Antena 1 permitem concluir que Rui Rio reúne as preferências de 58% dos inquiridos, inflacionando em cerca de 12 pontos percentuais o "score" obtido nas eleições autárquicas de 2005 - que se cifrou em 46,2%. Ou seja: fica com margem mais do que suficiente para decidir, sem grandes resistências por parte dos partidos da Oposição.

O segundo dado relevante a retirar desta sondagem é, sem dúvida, a aparatosa queda dos socialistas, que obtêm menos de metade dos votos da coligação PSD/PP. Com os 25% alcançados por Elisa Ferreira, parece evidente o prejuízo causado por uma candidatura que se deixou enredar na circunstância de ser protagonizada por alguém que concorreu simultaneamente ao cargo de presidente de Câmara e de eurodeputada. Aparente fragilidade que os adversários da também professora de Economia têm sabido aproveitar. Tanto à Direita como à Esquerda.

Mais motivos para sorrir tem João Teixeira Lopes. O BE praticamente duplica o resultado alcançado no último sufrágio (de 4,2% para 8%) e destrona a CDU como terceira força política. Os comunistas ficam, assim, relegados para quarto lugar, com 5% dos votos. Todavia, é curioso verificar que, para os portuenses inquiridos, Rui Sá tem mais qualidades do que João Teixeira Lopes para ser presidente da Câmara do Porto.

Mas estará a cotação do BE (e, no fundo, da globalidade dos outros partidos) a padecer de um efeito de contaminação provocado pelos resultados das eleições europeias? Ou estarão os bloquistas a capitalizar, sobretudo, com o tropeção socialista? Globalmente, os partidos de Esquerda perdem, em relação aos resultados verificados nas últimas eleições autárquicas, um total de 11%.

Pese embora as polémicas que têm marcado o mandato de Rui Rio, 54% dos portuenses consideram a sua prestação globalmente positiva, exactamente o dobro dos que manifestam total indiferença perante este facto. Apenas 15% caracterizam como negativa a prestação do também vice-presidente do PSD.

Rui Rio parece, assim, escapar praticamente incólume aos vários fogos que se tem visto obrigado a apagar. De resto, até nos temas que mais preocupam os portuenses a resposta da Câmara tem sido, a julgar pelas respostas dadas, globalmente positiva. Assim aconteceu na degradação dos edifícios, assim aconteceu na criminalidade.»

in JN online, 30-6-2009





Reacção dos candidatos...

Elisa Ferreira: "Um duche de água fria"

"São números negativos e que, quando comparados com os de outras sondagens, fazem pensar que houve um reflexo do ambiente que se está a viver no país depois das eleições europeias. Também julgo que há aqui um efeito das acusações que me fizeram, cheias de má-fé, sobre a minha candidatura ao Parlamento Europeu. Espero que isto funcione como um duche de água fria e que faça com que as pessoas acordem para os problemas da cidade, para as minhas propostas e que acreditem na minha credibilidade. Vamos mobilizar-nos ainda mais. Faltam quatro meses".


Rui Rio: "Importante é o resultado final"
"Não há nenhuma eleição que tenha vencedores antecipados. Encaro as próximas eleições com a mesma humildade com que encarei as primeiras, em 2001. As sondagens enganam-se muitas vezes. Mesmo que me desse 90% dos votos diria sempre o mesmo. O importante é o resultado obtido a 11 de Outubro".


João Teixeira Lopes: "PS está a fazer tudo para sair derrotado"
"Parece-me evidente que o PS está a fazer tudo para sair derrotado, sobretudo depois da candidata ter anunciado que não permaneceria na Câmara se fosse eleita deputada europeia. Esta sondagem mostra, também, que a única força capaz de contrariar essa dinâmica de vitória de Rui Rio é o BE, dado que é, de entre os partidos da Esquerda, a única força que cresce. Em relação aos temas que mais preocupam os portuenses [criminalidade e edificado], devemos enquadrá-los na actual situação social que o país vive, bem como de um sentimento de insensibilidade social da Câmara e do Governo".
.
in JN online, 30-6-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.