Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sondagem: Britânicos querem encontrar-se com Jesus Cristo e princesa Diana...



Se os britânicos pudessem viajar no tempo e encontrar-se com pessoas já mortas, a primeira escolha seria Jesus Cristo, seguindo-se a princesa Diana, falecida em 1997, surgindo em terceiro lugar o dramaturgo William Shakespeare.

Estas conclusões resultam de uma sondagem divulgada ontem pelo The Daily Telegraph, que inquiriu três mil britânicos sobre figuras do passado, que gostariam de conhecer, assim como as épocas históricas da Grã-Bretanha que mais gostariam de visitar.

No aspectos das viagens no tempo, a Inglaterra vitoriana, por larga maioria, surge como o "destino" preferido dos inquiridos, encontrando-se em segundo lugar a Grã-Bretanha do pós II-Guerra Mundial.

De regresso às personalidades mais populares entre os britânicos, muitas delas ícones da cultura popular contemporânea, Albert Einstein surge em quarto lugar, logo a seguir ao autor de Romeu e Julieta e Othello; por sua vez, o autor da teoria da relatividade tem a seu lado, em quinto lugar, Marilyn Monroe, a actriz de Os Homens Preferem as Louras e de O Pecado Mora ao Lado.

Além de Einstein, outro nome das ciências e do conhecimento, Leonardo da Vinci, o renascentista italiano - pintor, arquitecto, inventor e matemático - surge em sexto lugar. Imediatamente a seguir, nada mais, nada menos do que "o Rei" Elvis Presley, seria também alguém que os britânicos gostariam de conhecer em pessoa.

Em oitavo lugar, aparece o nome de Roald Dahl, um dos mais famosos escritores de literatura infantil na Grã-Bretanha, além de autor de outras obras, em que se conta ficção e teatro. Filho de pais noruegueses radicados no País de Gales, Dahl, que faleceu em 1990, foi ainda um dos ases da aviação britânica na II Guerra Mundial.

Os britânicos gostariam ainda de conhecer o vocalista da popular banda Queen, Freddie Mercury, falecido em 1991, que surge em nono lugar.

Única personalidade eminentemente política apreciada pelos britânicos é o activista dos direitos da comunidade negra americana, Martin Luther King, assassinado em 1968, a encerrar a lista em décimo lugar.

in DN online, 09-6-2009




Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.