A tragédia com o avião que caiu no Atlântico terá durado quatro minutos. As mensagens automáticas emitidas pelo Airbus e recebidas na sede da companhia área, em Paris, revelam que o primeiro sinal de problemas a bordo é dado às 3.10 h (hora de Portugal). Quatro minutos depois é recebida a última mensagem: "cabin vertical speed" (cabine em velocidade vertical).
Segundo o jornal Estadão, após o primeiro sinal de eventual problema a bordo, surgem novas mensagens automáticas que parecem apontar para anomalias em alguns dos principais computadores do avião.
Investigadores militares dizem, ao jornal brasileiro, que a última mensagem recebida ("cabin vertical speed" (cabine em velocidade vertical) pode ter duas interpretações: ou queda livre ou brusca variação de pressão dentro do aparelho.
Os mesmos especialistas apontam para um "indício técnico" de que o avião caiu no Atlântico, uma vez que a tripulação não fez nenhuma tentativa de comunicação por rádio.
Entretanto, um alto responsável francês afirmou, em conferência de imprensa, que está descartada a hipótese da aeronave ter partido do Rio de Janeiro com algum defeito. O director do Centro de Investigação e Análises de Acidentes Aéreos, Paul-Louis Arslanian, anunciou ainda que pretende realizar um relatório minucioso para tentar esclarecer as causas do acidente.
Os destroços do avião da Air France que caiu, segunda-feira, no Atlântico, estão espalhados por uma faixa com cerca de cinco quilómetros, próxima dos arquipélagos de São Pedro e São Paulo. Mergulhadores e navios-patrulha da Marinha brasileira estão a deslocar-se para o local.
Segundo o ministro da Defesa brasileiro, a equipa de mergulhadores e os barcos da Marinha vão intensificar a operação de resgate do que sobrou do avião, depois de terem sido identificados diversos materiais que compõem uma aeronave, como fios e metais.
O Estado-Maior das Forças Armadas francês disse, entretanto, não ter dúvidas de que os destroços encontrados no Atlântico pertencem ao A330 da Air France.
Estão previstos ainda para esta quarta-feira novos voos, entre os quais o de um avião radar AWACS francês que deverá efectuar uma cartografia dos destroços para tentar determinar o local do acidente e permitir a seguir a recolha das caixas negras.
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in JN online, 03-6-2009
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