Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Ajudar a Marta"...




A Marta é uma menina de quatro anos que sofre de leucemia e “precisa urgentemente de um dador compatível para sobreviver”. Tem uma página no Facebook e 5710 fãs naquela rede social.

Quando esta notícia começou a ser escrita, há pouco menos de uma hora, a página “Ajudar a Marta” tinha menos 70 fãs na rede do que tem agora. A campanha dos pais da Marta para encontrar um dador de medula compatível está a crescer e já parece dar frutos.

A página da rede social do momento que pretende “Ajudar a Marta” foi criada, no fim-de-semana passado, pelos pais desta menina de quatro anos, a quem foi diagnosticada uma Leucemia Mioloblástica Aguda no dia 22 de Janeiro de 2009.

A lista de comentários na página é enorme e muitas das pessoas que comentaram dizem já ter visitado os centros de recolha recomendados, para verificar se são dadores compatíveis com a Marta. "Após a criação do blogue e da página no Facebook a adesão aos centros tem sido fantástica e temos tido recolhas em várias empresas que se associaram a esta causa", contou ao DN o pai da Marta. "As mensagens de apoio têm sido várias e têm demonstrado que Portugal é um país solidário", acrescentou.

Outra morada online, o blogue “Ajudar a Marta” (veja os links), foi criada pelos pais da menina e conta a sua história. “A Marta é a nossa filha do meio. Tem 4 anos e em 22 de Janeiro foi-lhe diagnosticada uma Leucemia Mioloblástica Aguda. Este tipo de Leucemia, por ter grandes probabilidades de reincidir, aconselha o transplante de Medula. Como estávamos "grávidos" depositámos grandes esperanças no sangue do cordão umbilical para transplante. Infelizmente os resultados foram negativos e, neste momento, a Marta não tem ninguém compatível na família”, contam no blogue.

Na página do Facebook (veja os links) podem encontrar-se os contactos de vários locais onde podem ser identificados dadores de medula para a Marta, um pouco por todo o país.

As redes sociais como o Facebook são, cada vez mais, um veículo para promover causas sociais como a da Marta. Há uma aplicação nesta rede chamada “Causas”, que para os direitos dos animais, por exemplo, já angariou mais de 45 mil dólares em donativos. Outro exemplo é a causa contra o aquecimento global, que tem mais de dois milhões de membros.

Neste “microcosmos” da sociedade, a repercussão da campanha “Ajudar a Marta” não tem a dimensão das causas globais, mas tem, segundo o pai da Marta, "permitido desmistificar o acto de ser dador: é apenas um acto simples e que pode salvar vidas. Basta uma recolha de sangue nos vários centros dadores."
.
in DN online, 22-4-2009
.
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.