Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Caravela-portuguesa": Medusa mais letal do mundo ao largo da Península Ibérica...

É a mais perigosa da sua espécie e regressou às águas do Mediterrâneo, onde não era avistada há cerca de dez anos.

- "Caravela-portuguesa" (Physalia physalis) -

O Centro Oceanográfico de Los Alcázares confirmou que foram avistados nos últimos dias grupos de cerca de 50 exemplares desta espécie ao largo da costa de Murcia, em Espanha. Segundo os especialistas, a ‘caravela-portuguesa’ (Physalia physalis), cuja picada pode ser mortal, chegou às águas espanholas através do Estreito de Gibraltar, impulsionada pelas correntes de ar, e é provável que chegue até às Ilhas Baleares.

O director da Oceana (grupo internacional que zela pela protecção dos oceanos) na Europa, Xavier Pastor, disse ao El País que a presença desta espécie na costa peninsular pode significar o início de uma colonização nesta zona: “se assentassem aqui seria um problema porque são realmente muito perigosas”, sublinhou.

Ainda que sejam identificadas como medusas, as caravelas-portuguesas pertencem, na realidade, a uma outra ordem de animais aquáticos: os cnidários hidrozoários, que formam colónias flutuantes. Ao contrário das medusas, deslocam-se à superfície da água graças a uma bolsa de gás que se assemelha à vela de um barco, daí o nome por que são conhecidas.

Os seus tentáculos, que chegam a atingir os 30 metros de comprimento, podem provocar queimaduras, inchaços e mesmo paragens cardíacas em pessoas alérgicas. De acordo com os números do responsável do Centro Oceanográfico de Los Alcázares, entre 30 a 50 por cento das pessoas que entram em contacto com a caravela-portuguesa podem acabar hospitalizadas, devido a taquicardias, enjoos ou dificuldades respiratórias. Nos casos mais extremos, existe a possibilidade de ataques cardíacos.

in DN online, 29-4-2009


- "Caravela-portuguesa" (Physalia physalis) -


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.