Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Auschwitz: Mensagem encontrada em garrafa...



A mensagem, escrita a lápis e datada de 9 Setembro de 1944, contém a identificação de sete jovens prisioneiros da Polónia e de França.

Operários que trabalhavam perto do antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau encontraram uma garrafa no interior do qual estava uma mensagem escrita por prisioneiros, informaram responsáveis do museu citados pela BBC.

A mensagem, escrita a lápis e datada de 9 Setembro de 1944, contém os nomes, os números de campo e as terras de naturalidade de sete jovens prisioneiros da Polónia e de França.

Segundo um dos responsáveis do museu, pelo menos dois daqueles jovens sobreviveram.

A garrafa foi colocada num muro de cimento de uma escola cuja estrutura os prisioneiros tinham sido forçados a consolidar.

As instalações da escola, a poucas centenas de metros do campo, foram usadas como armazéns pelos nazis, que deste modo queriam protegê-los dos ataques aéreos dos aliados.




Os autores da nota "eram jovens que tentavam deixar um sinal da sua existência", disse o porta-voz do museu, Jarek Mensfelt.

Foi já confirmada pelo museu a autenticidade da mensagem, que termina com a frase:" Todos eles têm idades entre os 18 e os 20".

Seis dos prisioneiros eram da Polónia e um de França. A nota identifica-os: Bronislaw Jankowiak, Stanislaw Dubla, Jan Jasik, Waclaw Sobczak, Karol Czekalski, Waldemar Bialobrzeski e Albert Veissid.

Dos sete, Veissid está vivo, de saúde e reside em França, como apurou a BBC, que o contactou telefonicamente.

Também Karol Czekalski e Wachaw Sobczak sobreviveram a Auschwitz mas, segundo o porta-voz do campo, não foi até agora possível determinar se ainda vivem.

Os nazis exterminaram 1,1 milhões de pessoas em Auschwitz - na sua maioria judeus, mas também polacos não judeus e ciganos, entre outros.


- Albert Veissid, sobrevivente de Auschwitz -



in JN online, 28-4-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.