Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 11 de abril de 2009

Aventino Teixeira: Ex-Presidente Ramalho Eanes recorda papel do coronel na "defesa dos direitos democráticos"...



Lisboa, 11 Abr (Lusa) - O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes destacou hoje o papel do coronel Aventino Teixeira, falecido sexta-feira em Lisboa, na "defesa intransigente dos direitos democráticos".

"Era uma personalidade com uma frontalidade por vezes chocante. Desempenhou um papel muito interessante na defesa intransigente dos direitos democráticos, nunca transigiu e falava sempre sem olhar a conveniências ou medos", afirmou Ramalho Eanes, em declarações à Agência Lusa.

O coronel Aventino Teixeira, que morreu sexta-feira aos 76 anos, foi hoje a enterrar no cemitério dos Olivais, numa cerimónia com honras militares.

O militar, que participou no 25 de Abril de 1974 e no Processo Revolucionário em Curso (PREC), foi "assessor informal" de Ramalho Eanes durante os seus dois mandatos presidenciais, entre 1976 e 1986, função que "desempenhou com mérito e lealdade", frisou o ex-presidente.

"Conhecia muito bem diferentes áreas da sociedade civil e portanto tinha relativamente a elas opiniões muito fundamentadas e para mim interessantes. Como assessor informal desempenhou essa tarefa para determinadas áreas com mérito e lealdade", frisou o antigo chefe do Estado.

Conhecido como o "mais civil dos militares", Aventino Teixeira era considerado próximo do MRPP, sendo conhecida a sua amizade pessoal a Arnaldo Matos, líder histórico daquele partido político.

Em declarações à Lusa, Arnaldo Matos recordou Aventino Teixeira como "um homem das duas revoluções, do 25 de Abril e do 25 de Novembro" e considerou que "ficará como um grande combatente pela liberdade e pela democracia".

Por seu lado, o Chefe do Estado-maior do Exército, general Pinto Ramalho, marcou presença no funeral do militar para "prestar uma homenagem a um militar com uma mente brilhante, sempre atento à evolução da situação política e militar depois do 25 de Abril".

No mesmo sentido, o general Loureiro dos Santos destacou a "grande capacidade de argumentação e persuasão" de Aventino Teixeira.

"Apesar de aparentar alguma radicalidade, sempre defendeu a democracia representativa. A sua actividade foi mais a da palavra, do discurso, sempre com muita força e uma grande cultura", antes do 25 de Abril, como opositor ao regime, e depois, na consolidação da democracia, disse.

Loureiro dos Santos, que fez com Aventino Teixeira a antiga Academia Militar, lembra que o coronel "esteve muito envolvido no terreno no processo democrático português, embora nem toda a gente de apercebesse disso".

O deputado do PS António José Seguro, o socialista José Lamego, o dirigente do MRPP António Garcia Pereira, o jornalista Joaquim Letria, o juiz Macedo Almeida, ex-assessor jurídico de Ramalho Eanes e hoje do actual presidente da República Cavaco Silva, e o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, foram algumas das personalidades que acompanharam o funeral de Aventino Teixeira.

Lusa, 11-4-2009


(Aventino Teixeira)


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.