Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Diz o almanaque Borda d'Água: Dia de S. Dionísio Areopagita e Dia da Nossa Senhora de Mércules (Castelo Branco)...

Capela Nossa Senhora de Mércules - Castelo Branco
- Dia 8 de Abril
- Quarta-feira
- Dia de S. Dionísio Areopagita (Leia a sua mística)
- Dia da Nossa Senhora de Mércules (Castelo Branco)
in Borda d'Água 2009


Dionísio o Areopagita, o Pseudo-Dionísio


"Teólogo e filósofo neoplatónica cristão de expressão grega, mas de origem desconhecida, dito também Pseudo-Dionísio ter assumido o nome daquele Dionísio Areopagita, ao qual o Apóstolo Paulo converteu ao cristianismo pelos anos 50 de nossa era, por efeito de seu discurso no Areópago de Atenas. Gozou de grande autoridade no decorrer de toda a Idade Média, porque se supunha contemporâneo dos primeiros cristãos. Mais precisamente, o autor pode ter vivido na Síria, talvez um bispo por causa da maneira respeitosa de se referir às autoridades da Igreja. As suas obras proporcionaram uma importante contribuição ao estudo da filosofia da religião, também no Ocidente, onde circularam em versão latina. Destacaram-se até pelos títulos: Sobre os nomes divinos (De divinis nominibus, na tradução latina); Sobre a teologia mística (De mystica theologia, na versão latina); Sobre a hierarquia celeste (De coelesti hierarquia, na titulação latina); Sobre a hierarquia eclesiástica (De ecclesiastica hierarquia). Foi de um nível de pensamento superior entre os cristãos. Sua orientação é neoplatónica e reproduziu textos (480-485) de Proclo, sem todavia mencioná-lo pelo nome. Particularmente estabeleceu a plena espiritualidade dos anjos, contrariando ao agostinianismo e aos platónicos cristãos em geral, os quais supunham haver uma matéria sutil em todas as criaturas. "
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.