Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Ajudar a Marta": Dador encontrado em Espanha!...


«Menina com leucemia terá agora de ganhar forças para poder receber o transplante de medula de um dador encontrado em Espanha.
Menos de uma hora depois da notícia ter começado a circular na rede social do Facebook, já mais de 400 pessoas tinham deixado comentários de felicitação a Marta, a menina de cinco anos que sofre de leucemia e para a qual foi ontem encontrado um dador de medula óssea compatível.
Mais uma prova de que o caso, que em dois meses levou cerca de 10 mil pessoas a inscreverem-se como dadores, continua a mobilizar pessoas em Portugal e no estrangeiro. E as recolhas não vão parar.

As boas notícias chegaram de Espanha e foram transmitidas à família pelo médico da criança, que continua internada no Instituto Português de Oncologia. Mas a descoberta de um dador compatível não significa que Marta seja imediatamente sujeita ao transplante. "Agora, antes de disso, a Marta tem de recuperar e de ganhar forças para se submeter ao transplante", explicou ao DN Maria João Drey, a tia da menina.

A criança encontra-se actualmente no hospital porque sofreu uma infecção e o seu estado de saúde agravou-se bastante. "Ela tem de recuperar da infecção que apanhou e a deitou muito abaixo. Deve estar a vir para casa em breve", acrescenta a tia, visivelmente satisfeita com a notícia. Neste caso, como em todas as situações de transplantes, o dador não é conhecido, nem tão pouco revelada a zona e o dia da recolha.

Ao DN, Hélder Trindade, do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão, explica a delicadeza destas situações, que mexem com as expectativas dos doentes e variáveis impossíveis de controlar, como a própria saúde do dador. E são uma autêntica corrida contra o tempo.

Nestes processos, há o registo dos doentes que procuram transplantes -, cujos pedidos são encaminhados pelo médico - numa base de dados de dadores, gerida a nível internacional. "Quando é encontrada um dador compatível, algo extremamente difícil, é comunicado ao dador e ao médico do doente. Se o clínico tiver pedido para guardar esse dador, este fica retido até que o doente tenha condições para ser transplantado, o que pode não ser logo", explica Hélder Trindade. Normalmente, a busca do dador é accionada logo que se opta pelo transplante, para não se perder tempo.

O dador fica reservado até o doente estar preparado para a operação. Depois, volta a fazer exames e, se se mantiverem as condições, avança-se para a colheita de medula. As células são depois transportadas em contentores próprios até quem delas precisa, evitando uma deslocação. "As células é que transitam, não os doentes", diz o médico, acrescentando que, em 2008, em Portugal foram feitas 48 colheitas para doentes.

Desde Abril que Marta aguarda um transplante para tratar a leucemia, diagnosticada em Janeiro. Família e amigos sublinham que a gigantesca onda de solidariedade que se criou não pode parar, pois há muitas "Martas" à espera da sua vez. Hoje as recolhas prosseguem em Coimbra, Lisboa e Fátima. »
.
in DN online, 03-6-2009
----------
Mensagem dos pais da pequena Marta:

«Soubemos hoje que foi identificado um dador de medula para a nossa filha Marta. Queríamos agradecer a todos todo o empenho demonstrado, e por isso gastávamos que fossem os primeiros a ter conhecimento disso.

A Marta foi apenas o rosto de um problema grave que atinge milhares de crianças. Por isso, nós pais, orgulhamo-nos de tudo o que foi feito a nível de recrutamento de dadores e continuaremos empenhados nesta causa. As crianças, que aguardam naqueles corredores dão-nos essa motivação.

Esta onda NÃO PODE PARAR!

Todos os dias aparecem novos casos e o processo de doação de medula continua a ser fundamental. Vamos com isto salvar muitas "Martas" e minorar o difícil tempo de espera por um dador e aumentar a esperança na solução. Não nos podemos esquecer que o simples facto de doar pode salvar uma VIDA.»
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.