Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 31 de janeiro de 2010

Aumentam bebés chorões que gritam até 12h por dia...

O 'stress' dos pais está a tornar os filhos coléricos. E já há cursos em Portugal para aprender a lidar com a situação.




Há bebés que choram durante horas seguidas até a exaustão. São chamados de bebés coléricos e são cada vez mais comuns, garante a psicóloga e terapeuta familiar Cláudia Pires de Lima. O stress dos pais é uma das explicações para este aumento.

"São capazes de chorar a maior parte do dia. Há casos em que choram mais de doze horas, o que é exaustivo não só para o bebé, mas também para os pais", diz a clínica.

Ao fim de um tempo a chorar, a respiração acelera, o corpo fica rígido e este mal-estar físico é mais uma razão para o choro se prolongar durante horas.

Segundo a terapeuta, quando são confrontados com esta situação, os pais passam por um "período de susto".

O primeiro passo é procurar o pediatra para garantir que o bebé não está doente. No entanto, Cláudia Pires de Lima, diz que o problema do choro compulsivo dos mais pequenos ainda é muitas vezes desvalorizado pelos médicos portugueses.

A verdade é que é uma das situações que mais leva os pais aos hospitais e consultórios: "O choro dos bebés é, de facto, uma das razões que leva mais pais às urgências e aos pediatras" confirma a enfermeira Marília Pereira, especialista em saúde materna.

E há bebés que choram sem razão aparente. "Embora a tendência seja para atribuir cólicas, não há realmente uma causa", conclui a profissional de saúde.

Provocado pela ansiedade

Factores como o stress estão por trás deste aumento, avança Cláudia Pires de Lima. "Por um lado, as mulheres trabalham até mais tarde na gestação e têm mais responsabilidades laborais.

Por outro, a chegada do bebé é um período de adaptação para a família". Cerca de 80% das mães e 15 % dos pais passam por um período de tristeza após o parto.

Assim, o bebé está rodeado de pessoas com muitos factores de ansiedade e isso acaba por ter consequências, defende. "Não estando nada de mal fisicamente, mas havendo esse mal-estar que se traduz no choro". É o truque, diz, é dar" apoio emocional. É isso que se aprende no curso de "Primeiros Socorros Emocionais, do qual Cláudia vai ser formadora.

O projecto foi iniciado na Alemanha, e que passa pela formação de técnicos para lidarem com bebés chorões. Este curso será dado , pela segunda vez, em Portugal já no mês de Fevereiro. "Tentamos dar atenção ao pai, à mãe e ao bebé individualmente e depois trabalhar na ligação entre eles", explica Cláudia Pires de Lima.

Alemanha tem 20% de chorões

A mentora do curso é a terapeuta alemã Paula Diederichs, que já abriu cinco centros para bebés coléricos na Alemanha, onde estima que os recém-nascidos com choros compulsivos e problemas do sono cheguem aos 20%. "A Paula conta-nos que muitas vezes chegam pais que lhe passam logo o bebé para o colo e pedem ajuda porque já nem conseguem ver a criança à frente", diz Cláudia Pires de Lima .

Nos EUA são "bebés sacudidos"

Nos EUA dá-se também muita atenção ao problema, uma vez que é uma das "causas" do síndrome do "bebé sacudido", ou seja, há muitos casos em que o desespero leva os pais a sacudirem a criança com alguma força provocando traumatismos.

"O objectivo do curso é formar os técnicos para que possam prestar apoio emocional a pais", diz a psicóloga e terapeuta, acrescentando que em Portugal esse apoio ainda é escasso depois do parto. A enfermeira Marília Pereira concorda: "O que muitas pessoas pensam que é instinto são aprendizagens que antigamente faziam parte da educação de todas as mulheres" ou que eram transmitidos pela família alargada.

Por isso, é natural que os casais acabem por se sentir um pouco sozinhos e desamparados com a chegada do bebé a casa.

Foto in Google

Texto in DN online, 31-01-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.