Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Morreu Miep Gies a mulher que salvou o diário de Anne Frank...


«Miep Gies, que ajudou Anne Frank e a sua família a esconderem-se dos nazis em Amesterdão durante a II Guerra Mundial, morreu segunda-feira aos 100 anos, anunciou segunda-feira o site de Internet da sua família.

Miep Gies escondeu e salvou o diário íntimo da adolescente judia alemã que, denunciada bem como a sua família, foi deportada para o campo de concentração nazi de Bergen Belsen, onde morreu em 1945.

Nascida a 15 de Fevereiro de 1909 em Viena, Miep Gies chegou à Holanda aos 11 anos.


Na Primavera de 1942 aceitou ajudar o seu patrão Otto Frank, pai de Anne, a esconder toda a sua família. A 6 de Julho do mesmo ano, os quatro membros da família Frank, aos quais se juntaram mais tarde quatro outros clandestinos, refugiaram-se num esconderijo construído num anexo da sua casa, construção que abrigava também a empresa familiar, Opekta.»
Texto in Expresso online, 12-01-2010


- Anne Frank -



- Imagens únicas de Anne Frank -

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.