Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Vila Nova de Paiva: Sónia Lisboa e os 3 irmãos vivem sozinhos com 220€/mês...

Adolescentes não têm sequer televisão. Em Portugal há dois milhões de pobres.




Não têm televisão nem aquecedor, não sabem o que é uma consola de jogos nem tão-pouco o que é comprar roupa nova. Sónia Lisboa, de 19 anos, tem 220 euros de rendimento social de inserção para sustentar os três irmãos, de 15, 16 e 17 anos. "O dinheiro mal chega para a alimentação."

A mãe de Sónia morreu há nove meses. Deixou 12 filhos. Oito deles emigraram. E Sónia ficou sozinha a tomar conta dos irmãos que "ainda estudam". Os quatro irmãos vivem no limiar da pobreza, um problema que atinge quase dois milhões de portugueses.

Há duas semanas que a família está numa "casa nova, atribuída pela Câmara de Vila Nova de Paiva", perto de Viseu. Agora pagam apenas "quatro euros de renda", mas mesmo assim não têm aquecimento. "O dinheiro não chega a tudo", diz, com frieza. "Televisão, muito menos", e "consola de jogos ou computador" então, "nem pensar!", conta a jovem.

Enquanto não arranja um emprego, Sónia gere a casa. As contas não são difíceis de fazer. A juntar à renda "há que pagar a luz, cerca de 20 euros, e a água, por norma, 5 euros". O resto, 191 euros, "é gasto na comida" dela e dos três irmãos.

Nos meses em que "sobram dias e falta dinheiro é preciso alguma ginástica ou comprar fiado para que não falte comida na mesa", explica. "Não há dinheiro para comprar roupas ou calçado", e o que ela e os irmãos vestem "é dado por alguns amigos e pelas instituições de assistência social".

A vida já "foi pior e melhor". Pior porque já viveu numa casa onde pagava "200 euros de renda" e melhor porque quando a mãe "era viva tínhamos a pensão dela e a Segurança Social dava-nos outros abonos que agora retiraram".

A mudança para a casa nova "foi rápida e a mobília coube toda numa carrinha". Na moradia social no Bairro do Facho, de novo apenas as paredes, porque os móveis são poucos e muito usados. Um fogão e um velho frigorífico, quatro cadeiras, uma mesa e um sofá e as três camas. Até há pouco tempo, Sónia trabalhou num lar. Quer um emprego "para dar uma vida melhor aos irmãos".

Como ajudar

Quem quiser ajudar estes quatro irmãos, pode fazê-lo através de um depósito na conta 0045 3230 4022 4214 1117 7 da Caixa de Crédito Agrícola, a que se associou o comandante dos bombeiros de Vila Nova de Paiva. O DN estará presente na entrega do cheque a Sónia Lisboa, a irmã mais velha, que também é titular da conta.

Quem quiser contribuir com outro tipo de ajuda, pode enviar um e-mail para o endereço dn@dn.pt, a fim de obter os contactos da família.

in Diário de Notícias online, 23-01-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.