Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jô Soares declama Pessoa no Teatro Villaret...


Jô Soares não pára de surpreender. Não só consegue a proeza de manter no ar, há duas dezenas de anos, um programa de entrevistas na Rede Globo ("O programa do Jô"), como alia isso à escrita de romances, à direcção de teatro e à representação.

Presentemente, o brasileiro está em Lisboa, para, no Teatro Villaret (construído pelo seu amigo Raul Solnado, como fez questão de lembrar, ontem, em conferência de Imprensa na capital), a partir de sexta-feira, apresentar "Remix em Pessoa". Jô assume-se como um apaixonado pela obra do poeta português. O espectáculo tem algo de insólito, já que o humorista recita poemas de Fernando Pessoa com sotaque português. "Para mim, dizer Pessoa tem de ter a toada e o encanto da língua portuguesa", justificou. "A palavra 'algibeira', por exemplo, não é linda?!".

O espectáculo, com cerca de 50 minutos de duração, é servido por um fundo sonoro em que pontuam vários géneros musicais.

Ontem, numa concorrida conferência de Imprensa, na Casa Fernando Pessoa, o humorista, com mais de 50 anos de carreira, explicou que a ideia de musicar poemas de Pessoa lhe surgiu quando ouviu as músicas que Bully Forghieri tinha composto para poemas do poeta brasileiro Carlos Drumond de Andrade. Como Jô não é pessoa de se dar ao remanso, desatou a maturar no assunto e resolveu convidar o mesmo Forghieri para musicar Fernando Pessoa. Assim, foi composta música para 12 poemas, sendo uma dezena deles da autoria de Álvaro de Campos. Jô justifica a escolha porque, na sua opinião, Álvaro de Campos "tem um tipo de niilismo que nada mais é do que uma forma de humor. Por isso, me agrada".

O espectáculo, que surgiu depois do lançamento de um CD, tem direcção de uma amiga do humorista brasileiro, Bete Coelho.

Em palco, afirma Jô, "eu me sinto vivendo uma personagem que poderia ser irmão de Álvaro de Campos". O "Remix em Pessoa" poderá ser visto, no Teatro Villaret, de 29 a 31 deste mês e de 3 a 6 de Fevereiro.






Foto in Google
Vídeo in YouTube
Título do post de Zorate
Texto in JN online, 27-01-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.