Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti: sismo provoca dezenas de mortos e feridos...(vídeos)...


"O céu está cinzento com a poeira", disse um oficial norte-americano, no local, à msnbc. É uma das primeiras descrições do local do sismo, depois de a terra ter tremido a 15 quilómetros da capital do Haiti, a cidade de Port-au-Prince. Henry Bahn estava no quarto de hotel quando sentiu o tremor de terra: "Fui contra a parede", descreveu, acrescentando "ouvi um tremendo barulho, gritos à distância".

Até ao momento, não há número de vítimas oficial, mas devido à fragilidade das habitações na região, o governo acredita que os danos serão imensos. Grande parte da população da ilha vive em situação miserável, em pequenos casebres, sendo que toda a cidade era descrita na CNN como um "enorme bairro de lata".


Um tremor de terra de 7.0 na escala de Richter atingiu cerca das 22h50 a costa do Haiti. O epicentro localizou-se a 15 quilómetros a sudoeste de Port-au-prince e a 10 de profundidade, informa o USGS - U.S. Geological Survey.

Depois do primeiro abalo sísmico, seguiram-se já três réplicas: 5.9, 5.5 e 5.1 na escala de Richter.

"É uma catástrofe de enormes proporções", afirmou já um membro do governo do Haiti. O embaixador do país nos Estados Unidos já apelou a ajuda norte-americana no terreno. Há registo de pessoas a chorar, em pânico. O palácio presidencial da capital caiu e um jornalista da Reuters afirma ter visto dezenas de mortos e feridos entre os escombros.

As autoridades locais já emitiram um alerta de tsunami em Cuba, República Dominicana e Bahamas, dada a proximidade do epicentro em relação à costa, que entretanto foi retirado pelas autoridades norte-americanas. "Não existe ameaça de tsunami destrutivo generalizado, com base no histórico de sismos e tsunamis", afirmou o USGS imediatamente a seguir ao abalo.

O presidente norte-americano, Barack Obama, já fez saber que o país pode contar com o apoio dos EUA no que for necessário. "Estamos prontos para ajudar as pessoas do Haiti", disse.

De acordo com o USGS, o maior sismo reportado até ao momento na região foi em Junho de 1984, um abalo de 6.7 na escala de Richter.

O epicentro localizou-se a 140 quilómetros de Les Cayes, no Haiti e a 145 quilómetros de Barahona, na República Dominicana.

De acordo com a Associated Press, um hospital terá "colapsado", bem como um edifício com três andares, avança a Sky News. De acordo com as agências de notícias, o abalo sísmico terá provocado graves danos em edifícios da capital, Port-au-prince.

Não há, até ao momento, registo de vítimas.

Milhares nas ruas

A terra tremeu cerca da 18h50 (hora local) e milhares de pessoas saíram à rua, na capital dominicana - Santo Domingo -, como medida de prevenção face a possíveis colapsos de edifícios e danos graves, segunda avança o El País.










Fontes: CNN, El País, jornal i, Youtube e Google.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.