Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Afinal, o assassino, era outro...

.

"O principal suspeito da morte de um aluno do Colégio Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa, a 12 de Dezembro último, não está directamente relacionado com o homicídio e vai ser libertado dentro de poucas horas. A Polícia Judiciária deteve ontem um rapaz de 17 anos, apontado como autor material do crime, que se encontra em prisão preventiva, depois de ter confessado.

Em comunicado, a PJ explica que no último mês várias testemunhas, que inicialmente tinham apontado um rapaz de 19 anos como autor dos golpes de faca, alteraram os respectivos depoimentos e identificaram um outro suspeito. "O teor dos testemunhos e outros elementos de prova entretanto recolhidos", refere à PJ, permitiram a detenção do novo suspeito.

O Expresso sabe que, em particular, terá sido uma testemunha-chave no processo a mudar o depoimento, depois de ser confrontada com novas provas recolhidas pelos inspectores.

"A faca usada no crime sempre foi uma ponta solta na investigação", adiantou ao Expresso fonte judicial. "Perceber quem a usou foi essencial para chegar à solução do caso". O rapaz agora detido já tinha sido interrogado mais do que uma vez pela PJ, sempre na qualidade de testemunha.

"Na altura, o principal suspeito admitiu ter agredido a vítima, mas não implicou mais ninguém e fez um depoimento em que pouco esclareceu. O advogado nem sequer pediu a libertação e o próprio juiz, que lhe decretou a prisão preventiva, também terá considerado que os elementos probatórios eram suficientes", referiu fonte policial ao Expresso.

A morte de Eucride Varela, o aluno da Casa Pia apunhalado no tronco, ocorreu a 12 de Dezembro, quando dezenas de jovens não alunos da instituição invadiram o colégio e provocaram vários desacatos. Na altura, a PJ deteve rapidamente o suspeito e, segundo várias fontes policiais contactadas na altura, o mesmo teria admitido o crime, num momento inicial, embora o tivesse negado em primeiro interrogatório judicial. Ainda assim, foi-lhe aplicada a medida de coacção de prisão preventiva.

Estava na ala prisional da PJ desde essa altura e irá sair em liberdade dentro de horas. No entanto, tal como outros jovens que estiveram envolvidos na rixa, poderá ainda vir a ser acusado por participação em motim e ofensas corporais."
.
in Expresso online, 15-01-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.