Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 3 de janeiro de 2009

Vinho tinto "Abandonado" de 2005, da região do Douro, eleito o melhor português...

.

(O produtor Domingos Alves de Sousa, Santa Marta de Penaguião, Portugal)


"O conceituado Guia Independente do Consumidor de Bons Vinhos, do renomado crítico de vinhos Robert Parker, elegeu o vinho tinto "Abandonado", colheita de 2005, das caves Domingos Alves de Sousa, como o melhor produto da enologia portuguesa.

Num trabalho só sobre a qualidade dos vinhos em Portugal, do qual resultou uma lista dos 273 tintos e brancos analisados, a conceituada empresa norte-americana, conhecida como a "advogada dos vinhos", atribuiu 94 pontos (em 100) ao "Abandonado", mais três que o primeiro branco a surgir apenas em 16º lugar, o "Único", da Quinta das Marias, colheita de 2007.

Na lista daquele que é considerado o "Million Dolar Nose" (nariz de um milhão de dólares), em que os primeiros 15 vinhos são todos tintos, o Guia elege como segunda melhor marca o "Alicante Boushet Jb", das Caves Dona Maria, com 93+, cabendo o último lugar do pódio ao Tinto Gold Label da Quinta do Mouro (Miguel Louro, colheita de 2005) e ao Niepoort Robustus (2004), ambos com a pontuação (93-95).

Na categoria dos brancos, o guia daquele que é uma das figuras mais influentes na crítica internacional de vinhos, a "medalha de prata" vai para Niepoort Redoma, colheita de 2007, que surge na tabela no 23º posto, e a de "bronze" para o "Encruzado Barrica", também de 2007, da Quinta das Marias, que ocupa a 28ª posição.

A lista foi elaborada com base num trabalho desenvolvido por um dos "conselheiros" de Robert Parker, o também norte-americano Mark Squires, que esteve várias vezes em Portugal até 2007, tendo, nos últimos anos, efectuado idêntico trabalho em Israel, Grécia, Líbano, Bulgária, Chipre e Roménia."
.
Lusa, última hora, 03-01-2009
.
------------

Domingos Alves de Sousa

A produção de vinhos é uma tradição familiar para Domingos Alves de Sousa: o seu pai (Edmundo Alves de Sousa) e avô (Domingos Alves de Sousa) tinham já sido vitivinicultores do Douro. Mas Domingos Alves de Sousa abraçou a princípio uma outra carreira. Tendo-se licenciado em Engenharia Civil, não resistiu porém ao duplo apelo (da terra e do sangue), e abandonou a sua actividade em 1987 para se dedicar em exclusivo à exploração das quintas que lhe couberam em herança e a outras que posteriormente adquiriu, nas quais tem vindo a executar um trabalho modelar de emparcelamento e de reestruturação das vinhas. A evolução da sua actividade vitivinícola reveste-se de aspectos interessantes, quase paradigmáticos e merece um pouco de história.

Durante muito tempo foi fornecedor das conhecidas e prestigiadas companhias Casa Ferreirinha e Sociedade dos Vinhos Borges. Mas os problemas que afectaram o sector nos finais da década de 80, que tiveram como consequência um aumento exagerado dos custos de produção, e em especial a catastrófica colheita de 1988, levaram-no a questionar a rentabilidade das suas explorações. E foi esse questionar o ponto de viragem.

Tal como muitos outros viticultores durienses, afectados pela recessão em que a Região Demarcada se debatia, voltou-se para a valorização das "sobras" do Vinho do Porto, ou seja, o vinho de pasto do Douro, até então tradicionalmente subalternizado em relação ao vinho generoso.

Claro que esta mudança radical de atitude exigia mais do que simples boa vontade e desejo de vencer: exigia formação técnica e profissional. Frequentou assim cursos de viticultura e enologia em Portugal e França (Bordéus) e, munido desse lastro e reunindo uma equipa devidamente qualificada, lançou mãos à obra na reestruturação das suas vinhas decidido a trilhar o seu próprio caminho de produtor-engarrafador, construindo na sua Quinta da Gaivosa a adega onde daí em diante vinificaria a produção das uvas provenientes das suas 5 Quintas.

Efectuadas algumas experiências com diversas castas, seleccionou as que se revelaram mais aptas a produzir os melhores vinhos de Denominação de Origem Douro, e com elas produziu e lançou no mercado, em meados de 1992, aquele que seria o seu primeiro vinho: o Quinta do Vale da Raposa branco 1991, que desde logo cativou os apreciadores e mereceu as melhores referências. Era o início de um percurso recheado de sucessos que se arrastou até aos dias de hoje, e de que amanhã concerteza ainda iremos ouvir falar.

A qualidade do seus vinhos tem vindo desde então a ser reconhecida através de distinções e referências em revistas da especialidade, destacando-se a atribuição do prémio "Produtor do ano" em 1999 pela prestigiada Revista de Vinhos.
.
in: http://www.alvesdesousa.com/

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.