Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Um passeio no céu...sob o Grande Canyon.

.


Em apenas dois anos de existência a passadeira de vidro que foi construída sob as montanhas do Grande Canyon transformou-se numa das maiores atracções turísticas do Estados-Unidos. Todos os dias mais de 2500 pessoas pisam o miradouro com chão de vidro, numa verdadeira caminhada no céu, comprovando a razão do seu nome original: 'SkyWalk'.

Considerada pelos críticos como uma obra-prima da engenharia, a passadeira foi construída em forma de 'U', a 1220 metros de altura e com um afastamento da montanha de cerca de vinte metros. A vista panorâmica é acentuada pelo chão de vidro, que leva os visitantes numa quase experiência de voo sob o rio Colorado, que passa por baixo do 'SkyWalk'.

O "sonho" de David Jin, fundador do projecto, foi inaugurado em Março de 2007, ao fim de três anos de execução. Só no primeiro ano passaram por lá mais de 250 mil pessoas, que se deixaram encantar não só pela beleza da paisagem, como também pelo acesso privilegiado à tribo indígena Hualapai, que diariamente faz representações aos visitantes do 'SkyWalk'.

Situado a duas horas de carros de Las Vegas, o preço mínimo a pagar para fazer este passeio no céu ronda os 40 euros. Embora "já haja outros projectos em cima da mesa", por agora a equipa de gere o SkyWalk diz estar "totalmente concentrada em completar o centro de visitas desta obra, que terá uma queda de água interior, um museu, um teatro e um café".

10 CURIOSIDADES SOBRE O SKYWALK
1 - O piso da passadeira é composto por cinco camadas de vidro com quase oito centímetros de espessura cada uma.

2 - A passadeira ergue-se 1220 metros acima do rio Colorado, numa altura que equivale a quase dez Torres Vasco da Gama.

3 - A passadeira suporta ventos com mais de 160km/hora, assim como terramotos de grau 8.

4 - A passadeira aguenta com o peso de 71 aviões Boeing 747 totalmente carregados (cerca de 30 mil toneladas).

5 - Trinta e sete anos depois de ter pisado a lua, o astronauta Buzz Aldrin foi a primeira pessoa a pisar o 'Skywalk', em Março de 2007.

6 - O vidro utilizado no piso da passadeira foi trazido da Alemanha.

7 - A passadeira tem acesso 100% facilitado para visitantes em cadeiras de rodas.

8 - Além da maravilhosa vista do Grande Canyon, o 'SkyWalk' oferece ainda representações diárias dos nativos da tribo indígena local, os Hualapai.

9 - A passadeira foi pintada com o mesmo tom de cor do Grande Canyon para provocar o menor impacto ambiental possível.

10 - Embora possa suportar mais de 800 pessoas ao mesmo tempo, a organização só permite 120 visitantes de cada vez para proporcionar melhor acesso à vista.




.
in Expresso online, 01-01-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.