Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Obama com Cão e Fotógrafo de origem lusitana...

.


"O cão d'água português, espécie que a Entidade Regional de Turismo do Algarve pretende oferecer ao presidente Barak Obama, ainda não nasceu e a hipotética concepção está prevista para este fim-de-semana.

«Cão d'água português está pronto para viajar», lê-se no comunicado de imprensa divulgado quarta-feira pelo Turismo do Algarve, onde se refere que «o sonho da família do presidente eleito dos EUA de ter como animal de estimação da Casa Branca um cão d'água português pode estar prestes a ser realizado».

Mas a oferta do cão d'água para Barak Obama e família - sua mulher, Michelle, e as filhas, Sasha, de sete anos, e Malia, de 10 anos - ainda é só virtual, pois o cachorro d'água ainda não existe na realidade, e nem sequer foi fecundado.

A hipotética mãe do cachorro que poderá ir para a Casa Branca só deverá cruzar com o namorado no próximo fim de semana e caso emprenhe, o parto só deverá acontecer dentro de dois meses, ou seja só na próxima Primavera é que Obama e a família teriam o canídeo de raça lusa.

Carla Peralta, a criadora de cães d'água do Algarve e dona da Coral, a cadela escolhida para ser a mãe do hipotético cão d'água oferecido para a Casa Branca, conta que a cadela é campeã de beleza de cães d'água, tem quatro anos de idade, é vaidosa e muito meiga.

«Eu não a vou [à Coral] obrigar a cruzar, ela até pode rejeitar o 'namorado' escolhido», frisa Carla Peralta, referindo, no entanto que Kai, de três anos, é um cão brincalhão,«adora crianças e é um excelente cão de guarda».

O Turismo do Algarve está disponível para ir até aos EUA entregar em mão o cachorrinho d'água e se o presidente dos EUA pedir uma sugestão de nome vai sugerir o nome Algarve, adiantou à Lusa o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, António Pina.

O novo chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, veio a público dizer, recentemente, que o próximo animal de estimação a ir viver para a Casa Branca será um cão d'água, uma raça portuguesa, ou um Labradoodle - uma mistura do Labrador Retriever e de um Poodle comum -, ambos de porte médio.

O cão d'água é considerado pelos peritos um óptimo cão de guarda, lutador, bom companheiro, dócil e cuidadoso com as crianças.

É na região do Algarve que se encontra o maior número de exemplares de cães d'água de Portugal, existem cerca de 3.000.É, no entanto, nos EUA que existe a maior parte de cães da raça portuguesa, um fenómeno desencadeado pela actriz Deyanne Miller, que aparecia em fotografias com um cão d'água comprado a Conchita Citron, a primeira portuguesa a tourear naquele País e que popularizou a raça.

Barak Obama toma posse dia 20 de Janeiro, a próxima terça-feira."
.
in SOL online, 15-01-2009


"O luso-descendente de origem açoriana Pete Souza foi nomeado fotógrafo oficial da Casa Branca pela equipa do Presidente eleito, Barack Obama, segundo a Associação norte-americana de Fotojornalistas.

Numa entrevista ao jornal da associação, Pete Souza confirmou ter aceite o convite para fotógrafo oficial da Casa Branca, que lhe foi feito pelo porta-voz e futuro secretário de imprensa de Barack Obama, Robert Gibbs.

Souza, 54 anos, adiantou ter aceite a posição de fotógrafo oficial na condição de documentar a presidência de Obama "em nome da história".

Com Barack Obama, que toma posse terça-feira, Pete Souza regressa à Casa Branca, onde já esteve como fotógrafo oficial de Ronald Reagan.

"O Pete é uma grande pessoa e um fotógrafo maravilhoso", disse Gibbs, acrescentando que a Casa Branca tem sorte em tê-lo de volta.

O luso-descendente conheceu o Presidente eleito Obama em Janeiro de 2005, no primeiro dia do então senador no Capitólio.

Souza, que trabalhava para o Chicago Tribune, documentou o primeiro ano de Obama no Senado, bem como as suas viagens a sete países. O resultado desse trabalho foi compilado em Julho passado no livro "The Rise of Barack Obama", que integrou a lista de "best-sellers" do New York Times.

Na altura do lançamento, em entrevista à Agência Lusa, Pete Souza previu que Barack Obama chegaria à Casa Branca e admitiu que gostaria de ser seu fotógrafo oficial.

"Depois de alguns meses a documentar o senador Obama, tornou-se claro que tinha os atributos necessários a um futuro Presidente dos Estados Unidos", disse à Lusa, destacando a sua "notável" história de vida, os dotes de "poderoso" orador e a forma como se relaciona com as pessoas e como estas lhe respondem.

Questionado pela Lusa sobre se gostaria de regressar à Casa Branca como fotógrafo oficial, o luso-descendente admitiu que não lhe desagradaria.

"Não espero que possa acontecer. Há muitos factores envolvidos e não tenho controlo sobre a maioria deles. Se [o futuro Presidente] me pedisse, claro que consideraria essa hipótese", disse.Neto de emigrantes açorianos, Pete Souza é fotojornalista freelance e professor assistente na Universidade de Ohio, contando no currículo com trabalhos publicados na National Geographic, Fortune e Newsweek e mais de cinco anos de experiência como fotógrafo oficial da Casa Branca.Como fotojornalista esteve também, após o 11 de Setembro, entre os primeiros jornalistas que cobriram a queda de Cabul, no Afeganistão, onde chegou depois de ter cruzado as montanhas Hindu Kush a cavalo com quase um metro de neve.

Admirador de Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, David Halberstam e Bruce Springsteen, Pete Souza disse à Lusa alimentar o desejo de um dia regressar aos Açores para poder registar em imagens a vida no arquipélago.

"Em 1988, acompanhei o meu tio numa visita à ilha onde nasceram os meus avós. É um lugar maravilhoso. Espero regressar", contou à Lusa.

Natural de South Dartmouth, Massachussets, Pete Souza graduou-se com distinção em comunicação social na Universidade de Boston e obteve um mestrado em jornalismo e comunicação de massas na Universidade de Kansas."
.
in JN online, 15-01-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.