Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 18 de janeiro de 2009

Terapia regressiva: E se for possível viajar até às vidas passadas?

Regredir a uma vida passada pode ser curativo. Mesmo que a memória não seja real, mas, sim, uma projecção da imaginação. A terapia regressiva procura no passado respostas para problemas do presente.

Não se trata uma prática esotérica nem tem como pressuposto a crença numa crença espiritual. É uma técnica terapêutica que deve ser usada apenas por profissionais qualificados.

A hipótese é fascinante: Será que já tivemos várias vidas? Em caso afirmativo, será possível lembramo-nos do que fomos e vivemos? E que utilidade pode ter? Há mais de 20 anos, um respeitado psiquiatra americano, Brian Weiss, ousou afirmar a tese de que temos muitas vidas e que é possível aceder a essas memórias. Mais: é possível resolver graves problemas psicológicos regredindo no tempo até à sua origem, que tanto pode ser nesta como noutras vidas.

A controvérsia estava lançada fora dos círculos religiosos e esotéricos. Na comunidade científica, o assunto deixou de ser tabu e a terapia regressiva é usada, em todo o Mundo, por profissionais credíveis. Tal não significa, porém, que haja provas científicas da existência de vidas passadas. O que existe, garantem vários especialistas, é provas da eficácia terapêutica desta técnica.

"Há evidências que apontam no sentido de existirem vidas passadas, mas o terapeuta não tem de fazer qualquer classificação. O que é importante é buscar um sentido àquilo que o inconsciente do paciente foi buscar, porque, se o inconsciente seleccionou uma memória ou imagem e não outra, isso tem significado ", explica Mário Simões, professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e percursor da Terapia pela Restruturação Vivencial Cognitiva em Portugal.

"É difícil saber se são memórias verdadeiras ou projecções da imaginação. O nosso cérebro não há indicações, mesmo analisando electroencefalogramas, que permitam distinguir a realidade da fantasia. Em termos terapêuticos, essa distinção não é relevante", acrescenta Vítor Rodrigues, psicoterapeuta e presidente da Associação Transpessoal Europeia.

As sessões de terapia regressiva, com recurso a técnicas hipnóticas ou de relaxamento, permitem ao paciente entrar num estado alterado de consciência que facilita a recordação de memórias inconscientes. Não é obrigatório que sejam de vidas passadas. Podem ser da infância ou de qualquer momento da vida do paciente. O que se pretende é ir à origem do problema e relacionar o que surge com o presente. Dar esse sentido é perceber o "para quê?" dos acontecimentos da vida e atribuir um novo significado, sublinha Mário Simões.

Esta abordagem, segundo os dois especialistas, deve ser feita por profissionais com formação adequada e nunca por curiosos, curandeiros ou praticantes de ofícios esotéricos. "Hipnotizar é fácil. Tratar as memórias que surjam de forma a ajudar o paciente é que é mais difícil. Se o processo não for bem conduzido, pode ser perigoso", alerta o psiquiatra.

Aplicações terapeuticas

Fobias
Caracterizadas por serem um medo intenso, irracional e disfuncional, as fobias são pertubações tratáveis através de terapia regressiva. Busca-se a origem no passado e desprograma-se a fobia.
Ansiedades e depressões
Problemas de stress, tensão e depressão, principalmente quando a origem permanece desconhecida, podem melhorar através desta terapia.

Dores crónicas
Um estudo realizado pela equipa de Mário Simões demonstrou que 30% de pacientes com dores crónicas ficaram completamente bem e os outros 30% tiveram melhorias significativas com esta técnica. De uma maneira, geral, doenças psicossomáticas, em que a causa é psicológica, são passíveis desta abordagem.
.
in JN online, 18-01-2009

1 comentário:

Karla Elizabeth disse...

gostei do tema, será mesmo que podemos? Bem, acredito no espiritísmo, e o sigo, conheço pessoas que já fizeram uma terapia regressiva... porém não vejo porquês para saber do meu passado, pois se Deus nos fez esquecê-los, não tenho que me questionar tanto sobre o que fui, ou por que estou aqui... enfim, necessitamos esquecer, para poder reescrever nossos erros.

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.