terça-feira, 10 de março de 2009
Canção da Geórgia (anti-Putin) foi afastada da Eurovisão...
As referências ao primeiro-ministro russo levaram a organização do festival a chumbar a canção da Geórgia. Afinal, na edição deste ano que decorre em Moscovo não se escutará "We Don't Wanna Put In". (veja o vídeo no final do artigo).
A canção da Geórgia foi banida da próxima edição do Festival da Eurovisão, agendada para Maio em Moscovo. Intitulada "We Don't Wanna Put In" (frase que foneticamente é entendida como "Não queremos Putin"), numa clara alusão ao primeiro-ministro russo, entendeu a organização do evento de canções que tais referências políticas violam os regulamentos do concurso.
De acordo com a BBC, que cita um porta-voz do evento, "não são permitidas letras, discursos ou quaisquer gestos de natureza política".
Depois de ter anunciado que não estaria presente em Moscovo, por questões de ordem política, a Geórgia acabou por mudar de opinião em Dezembro.
Recorde-se que em Agosto de 2008 Moscovo tinha enviado tropas para a Geórgia a pretexto de proteger os cidadãos russos residentes na Ossétia do Sul, região separatista georgiana.
Após cinco dias de combates, as tropas russas ocuparam não só a Ossétia do Sul e a Abkházia, outra república separatista georgiana, como parcelas do território da Geórgia propriamente dito.
Em Setembro, o Kremlin reconheceu a independência desses dois territórios.
Com sede em Genebra, a União Europeia de Radiodifusão, responsável pelo concurso, já disse que a Geórgia pode reescrever a letra ou seleccionar outra canção. Natya Uznadze, produtora do grupo feminino 3G, que interpreta "We Don't Wanna Put In", espera a confirmação oficial.
in Expresso online, 10-3-2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Localizador, desde 2010:
Acerca de mim
- Alberto João
- "Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.
Sem comentários:
Enviar um comentário