Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 1 de março de 2009

Autarcas do PSD são campeões...

...em faltas!


A ausência dos presidentes de Câmara nas reuniões da Assembleia Municipal são cenário recorrente em alguns concelhos do Grande Porto. O recorde é batido por Filipe Menezes em Gaia. Segue-se Valentim Loureiro em Gondomar.

A lei que dita o funcionamento dos órgãos municipais, adaptada depois a cada regimento, obriga a que a Câmara se faça representar nas assembleias pelo seu presidente. Ou, "em caso de justo impedimento", pelo seu "substituto legal".

Ora, não incorrendo os autarcas em qualquer ilegalidade, dada a hipótese de serem substituídos, as oposições têm colocado a questão nos planos ético e político. Mais faltas naquele órgão deliberativo têm os presidentes das autarquias de Gaia e Gondomar. Menezes não esteve em 49 de 57 reuniões, neste mandato, com as ausências a aumentarem a partir de 2007, ano em que foi eleito líder do PSD. Ou seja, participou em cerca de 14% das vezes, de acordo com os números da Autarquia. Já o vice, Marco António Costa, faltou a 31 reuniões, segundo contas do PS. Em Gaia, as reuniões são muitas, uma vez que cada sessão da Assembleia obriga, por regra, os deputados a reunir-se entre duas a três vezes. Na grande maioria, só estão vereadores.

Em Gondomar, a norma é uma reunião por sessão. Desde 2005, realizaram-se 23, cinco delas extraordinárias. O independente Valentim Loureiro esteve em oito e faltou a 15 (65%). Nos primeiros dois anos, esteve mais presente. Porém, um factor que diferencia Gondomar é a participação regular do vice, José Luís Oliveira, nas reuniões, como testemunha o próprio PS.

Na tabela, segue-se o Porto. A percentagem de ausências baixa para 31%. Das 62 reuniões, Rui Rio foi a 43. E foram 33 as intervenções.

Na Maia, as faltas de Bragança Fernandes são apenas três em 20, tendo estado ausente 15% das vezes. Os dados fornecidos pela Câmara contabilizam a presença por sessões. Matosinhos surge logo depois com 8% de ausências em 25 assembleias. Segundo a Câmara, que também forneceu o número de sessões, Guilherme Pinto só não esteve em duas, incluindo a eleição da mesa, cuja acta não tem informação sobre a presença de membros do Executivo.

Valongo, onde se realizaram 21 sessões, divididas por 26 reuniões, Fernando Melo "esteve presente em todas elas", informa o gabinete de Imprensa. O mesmo aconteceu com Mário de Almeida, nas 15 assembleias de Vila do Conde.

Reagindo aos números, o departamento de comunicação da Câmara de Gaia destaca que Menezes "cumpre escrupulosamente os normativos legais, estando as suas ausências devidamente justificadas e sendo substituído quando isso acontece". Além disso, nota que em todas as sessões é apreciada informação escrita do presidente "pormenorizando" a actividade e situação financeira da Câmara.

Valentim Loureiro destacou, por sua vez, que "a Câmara sempre esteve representada pelo presidente e vereadores em todas as reuniões. Ou, então, na ausência do presidente, pelo vice-presidente".

Carlos Brás, da bancada do PS em Gondomar, fala de "uma notória falta de respeito para com os eleitos locais e a Assembleia". O debate, diz, "sai prejudicado porque não está presente o principal responsável" da Câmara. O vice "costuma estar lá", mas "tem uma postura mais de resposta, operacional e não política". Pimenta Dias, da CDU, diz que Valentim "não faz lá falta nenhuma".

Em Gaia, o vereador do PS Barbosa Ribeiro critica Menezes e Marco António por faltarem "tantas vezes", mas afirma que tal não implica que o órgão deliberativo "perca eficácia porque a Câmara estará sempre representada" pelos vereadores. O problema, diz, está na "falta de qualidade dos próprios membros da Assembleia" e pede uma "intervenção mais forte e bem situada politicamente" a "todas as bancadas". O líder do grupo do PS, João Paulo Correia, discorda e garante que "se há mandato dinâmico onde o debate político é levado à exaustão é este". Prova disso, sublinha, é o elevado número de reuniões e pedidos para inclusão pontos.
.
in JN online, 01-3-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.